Na região central da cidade, a Prefeitura de Londrina iniciou nesta terça-feira (8) a restauração de galerias pluviais na Rua Pensilvânia. Devido aos serviços necessários para recuperar tubulações subterrâneas danificadas naquele local, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) interditou hoje um trecho curto de 80 metros da via, localizado entre o entroncamento com a Rua Raja Gabaglia e a Rua Alagoas, na direção da avenida Juscelino Kubitschek (JK).
Uma erosão de pequeno porte na ciclofaixa da Rua Pensilvânia, causada pelo rompimento de um poço de queda, havia sido isolada pela SMOP na última sexta-feira (4). Para trabalhar abaixo do nível asfáltico, equipes operacionais próprias do Município precisaram fazer nesta terça (8) escavações para uma abertura de grande profundidade na pista. Escavadeiras hidráulicas estão em funcionamento e já alcançaram a parte baixa do sistema de drenagem.
Nos próximos dias, haverá operações manuais a fim de restaurar todos os componentes deteriorados. Posteriormente, os serviços finais envolverão o aterramento, recomposição do asfalto e a sinalização nova da pista.
O titular da pasta de Obras, Otávio Gomes, informou que o tempo estimado para a conclusão dos trabalhos será de duas semanas, no mínimo, a depender das condições climáticas. Ele ressaltou que o problema neste ponto da Rua Pensilvânia é antigo, como já vem ocorrendo com erosões surgidas em outras localidades.
“Infelizmente, tem sido recorrente tubulações antigas se deslocaram ou outros mecanismos estourarem nas galerias subterrâneas, o que causam vazões de água e erosões no asfalto. Essa correção se faz necessária, por isso a interdição é inevitável para que possamos solucionar mais rapidamente o problema. Pedimos a compreensão de quem passa pelo local diariamente e reforçamos nosso compromisso em arrumar as questões deficitárias em nossa cidade”, enfatizou.
Trânsito interditado – Por conta das operações no local, ao passar por essa área os motoristas devem prestar atenção na sinalização de trânsito implantada na pista, utilizando rotas alternativas para fazer seus trajetos. Os bloqueios fecham a passagem da Rua Raja Gabaglia para a Rua Pensilvânia; da Pensilvânia para a Rua Alagoas e para a Raja Gabaglia; e da Alagoas para a Raja Gabaglia.
A indicação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que já fez os bloqueios de trânsito necessários, é trafegar pelas Ruas Humaitá ou Goiás para acessar a Rua Jonatas Serrano, por exemplo. A Rua Pensilvânia, antes do acesso à Rua Alagoas, também estará bloqueada no acesso para a Raja Gabaglia. Quem desce pela Rua Alagoas, sentido Raja Gabaglia, pode desviar para a Rua dos Escoteiros e acessar a Rua Goiás.