Na última quarta-feira (28) um projeto de lei foi protocolado pela prefeitura de Londrina na câmara de vereadores para extinguir o cargo de agente operacional público, na função de serviço de inspetoria, para que seja possível a contratação de inspetores de segurança terceirizados, que ficarão responsáveis por controlar a entrada e saída dos alunos nas escolas municipais.
“O questionamento foi no seguinte sentido: se no plano de cargos e carreiras do município já tem essa função, vocês não podem fazer essa contratação, por que esse cargo já existe. Então houve essa manifestação do Tribunal de Contas, e aí a prefeitura para resolver esse problema decidiu extinguir o cargo existente pra poder fazer o lançamento desse edital chamando os inspetores de pátio”, explicou o vereador Eduardo Tominaga.
A expectativa do poder executivo é aprovar o projeto antes do recesso parlamentar, que começa em 15 de julho. Por isso, Tominaga, líder do prefeito na casa pretende pedir que a proposta seja votada em regime de urgência a partir desta terça, 4.
Enquanto isso, as secretarias de educação e gestão pública preparam um novo edital de licitação que deve ter características semelhantes ao anterior. Ao todo serão contratados 246 inspetores.
“Paralelamente ao encaminhamento desse projeto à câmera, a educação já reencaminhou o processo licitatório aqui pra gestão pública. A denominação não é mais ‘zelador’ e sim ‘inspetor’, porque foi tirado a atribuição de limpeza. Esses inspetores vão exercer especificamente esse papel de controle de entrada e saída e dar mais segurança ao ambiente escolar”, explicou o secretário de gestão pública, Fábio Cavazoti.