Cidade

Prefeitura prorroga prazo de adesão para empresas decorarem o Natal de Londrina

02 out 2023 às 14:02

O edital de chamamento público para a adoção de espaços por meio da Lei Comemora Londrina estendeu o prazo de adesão por mais 20 dias. A iniciativa busca, pela primeira vez, atrair o interesse de empresas pra participar da decoração natalina da cidade, neste ano. Com essa nova oportunidade, os interessados têm até o dia 10 de outubro para participar.


Segundo a diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Márcia Tanisawa, as empresas têm entrado em contato buscando informações. “A receptividade tem sido positiva desde o lançamento do Chamamento, inclusive, já temos a adesão do Aurora Shopping, que vai decorar os canteiros centrais da avenida Ayrton Senna. Temos conversas avançadas também com o shopping Catuaí, Shopping Boulevard e o Londrina Norte Shopping, a construtora A.Yoshi, Atlas Schindler, Atos, Adama, Muffato, entre outras que devem investir na decoração de algum ponto da cidade”, revelou.


Apesar do interesse orgânico das empresas, a Codel tem feito uma força-tarefa pra que essa parceria público-privado chegue ao conhecimento de mais empreendedores. O presidente da Codel, Alex Canziani, contou que uma equipe do Instituto tem entrado em contato com diversas empresas com potencial. “Temos um grande contato e abertura com vários empresários, e além do mais, junto da Acil, vamos fazer uma reunião pessoal com empresários e entidades pra apresentar as oportunidades em investir no nosso Natal. É atrair ainda mais pessoas físicas e jurídicas”, avaliou.


O que teremos


Os enfeites previstos no edital são: árvore de natal e adereços, pinheiros, anjos, guirlandas, Papai Noel e Nossa Senhora, cometas e bengalas, caixa de presente, túnel de neon, letreiros de “Feliz Natal” e “Feliz 2024”, decoração de postes e de árvores naturais e contorno com cordão de LED em postes ornamentais.

Ainda sobre a inédita parceria público privado através da Lei Comemora Londrina, Canziani revelou que há interesse do Município em replicar a experiência em outras datas festivas. “Nossa ideia é depois fazer com a Páscoa, com a ExpoLondrina e tantas outras atividades no decorrer do ano, com o apoio e investimento de empresas daqui, do Paraná e de outros Estados. Vamos trabalhar pra alavancar recursos para Londrina”, completou.


As empresas interessadas em participar do Chamamento Público devem entrar em contato com a Codel pelo Whatsapp (43) 9.9992-2300 ou pelas redes sociais do Instituto.


Segurança no Lago


Em reunião com o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, foi solicitada a instalação de um totem de segurança na esquina no Lago II, em frente ao Iate Clube.  “Ano passado, mais de um milhão de pessoas passaram por aqui durante as festividades do Natal de Londrina. Esse ano, vamos ter um número maior ainda devido as novas atrações e precisamos priorizar a segurança das pessoas”, avaliou Canziani.


Coronel Ramos disse que, através do sistema de segurança dos totens eletrônicos, é possível instalar uma câmera tanto na entrada quanto na saída da passarela que vai ligar o Lago Igapó de uma margem até a outra. De acordo com Ramos, essa nova tecnologia deve possibilitar, ainda, a contagem do número de pessoas daquela região. “Além de promover segurança para quem estiver passeando, vamos conseguir contabilizar a quantidade de público recebido no Lago II”, detalhou. Ele contou que uma viatura da Guarda Municipal deve permanecer fixa no local, e guardas municipais farão a ronda pela região, tanto a pé quanto de bicicleta.


Natal de 2022


No ano passado, as festividades natalinas duraram 57 dias. Pela primeira vez, o Lago II recebeu uma passarela que possibilitou a passagem de um lado ao outro sob uma plataforma flutuante. Segundo dados da empresa responsável pela decoração, 176.141 visitantes atravessaram os 200 metros de passarela. O ônibus turístico, que rodou todas as noites percorrendo os pontos decorados da cidade, recebeu cerca de 20 mil passageiros.