Cidade

Prefeitura solta fogos de artifício com barulho em festa do 'maior Papai Noel do mundo'

06 dez 2025 às 13:20

Durante a festa de homologação do maior Papai Noel do mundo, realizada na noite desta sexta-feira (6) em Londrina, fogos de artifício com estampido foram acionados, apesar do uso ser proibido por lei municipal desde 2018.


O uso irregular ocorreu após o anúncio oficial feito pela juíza do Guinness Book, a mexicana Susana Reyes, que validou o recorde da estrutura natalina da cidade. A situação gerou protesto do vereador da causa animal, Deivid Wisley, que cobrou esclarecimentos da Prefeitura de Londrina sobre o disparo dos fogos proibidos.


A legislação municipal, reforçada pelo Decreto nº 1.454/2022, considera o uso de fogos com estampido uma infração ambiental, com multas que variam de R$ 50 a R$ 100 milhões, conforme o Código Ambiental do Município. A norma busca proteger a saúde da população, incluindo pessoas hospitalizadas, idosos, crianças e indivíduos com TEA, além do bem-estar animal.


O vereador Deivid Wisley afirmou esperar que a Prefeitura esclareça se a responsabilidade pelo uso dos fogos foi de uma empresa terceirizada ou da própria administração, e defendeu que a ação não volte a ocorrer em eventos da cidade.


Em nota, a Prefeitura de Londrina se manifestou sobre o ocorrido:


"A Prefeitura de Londrina esclarece que os fogos de artifício utilizados no evento seguem o mesmo padrão adotado em grandes espetáculos nacionais e internacionais, como os realizados na Disney e em eventos certificados como pet friendly em todo o Brasil.


A escolha desse tipo de fogo silencioso foi uma determinação expressa da administração municipal, exatamente para garantir total segurança e conforto às pessoas e aos animais.


A Prefeitura de Londrina esclarece que a empresa responsável pelo espetáculo pirotécnico é totalmente regulamentada e apresentou todos os laudos e autorizações exigidos. 


Os fogos não tem estouros, eles tem o estopim com decibéis baixos. O nível de ruído abaixo de 80 decibéis, inferior ao de um aspirador de pó doméstico, inclusive daqueles usados justamente para limpar pelos de pets. 


Todos os procedimentos foram acompanhados integralmente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que atestou a regularidade e a segurança da operação. Durante o evento, o que se observou foi um ambiente absolutamente tranquilo: famílias com crianças pequenas, idosos e pessoas acompanhadas de animais, sem qualquer intercorrência.


A Prefeitura reforça seu compromisso permanente com o bem-estar animal. Esclarece que jamais  promoveria  qualquer ação que fosse agressiva ou causasse desconforto. Ao contrário: todo o planejamento foi feito justamente para protegê-los.


É importante lembrar que, neste ano, Londrina também avançou de forma histórica na agenda de proteção animal ao encerrar, definitivamente, o uso de carroças com tração animal na cidade. O programa, amplamente bem-sucedido, já retirou os animais do trabalho pesado e deu início a um novo ciclo de cuidados e atendimentos reforçados."