Assim como os bairros, a área rural também está dentro das ações de governo, com o olhar humano e de resolutividade. Além de todo investimento nas estradas rurais, a Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Agricultura, também investe no saneamento, para garantir água de qualidade para todos.
Desde o fim de 2024, está sendo realizada, em parceria com a Sanepar, a reconstrução com ampliação da rede de distribuição de água potável na comunidade de Centralito, no distrito de São João do Oeste, que vai beneficiar 150 famílias. Os trabalhos estão a todo o vapor. O investimento é de R$ 1,8 milhão. A previsão é que a obra grandiosa seja concluída até o fim deste ano.
A rede antiga foi implantada em 1994 às margens da BR-277 para atender a demanda de fornecimento de água potável dos moradores da época, incluindo a escola municipal, o colégio estadual, a igreja e o salão comunitário. Com as obras de duplicação da BR-277 e o aumento do número de usuários do sistema, se tornou necessária a reconstrução total da rede de distribuição e ainda a perfuração de mais um poço artesiano, aumentando a capacidade de 6 mil litros/hora para 26mil litros/hora, consequentemente, o aumento da extensão da rede para 25 mil metros, como forma de melhorar e garantir o acesso a todos usuários do sistema. Na obra, também está prevista a construção dos reservatórios, da casa de tratamento, e entre outros.
A Sanepar é responsável pela elaboração do projeto técnico, fornecimento dos materiais necessários como tubos, conexões hidráulicas, bombas e outros. Já o Município tem a responsabilidade da perfuração dos poços artesianos, construção civil das bases dos reservatórios e casas de tratamento químico e toda mão de obra necessária para execução do projeto.