Cidade

Prefeitura troca equipamento de raio-x do PAI que operava há mais de 25 anos

09 jan 2026 às 09:12

Um aparelho de raio-x que era utilizado há mais de 25 anos no Pronto Atendimento Infantil (PAI), desde a inauguração da unidade, em 1999, está sendo substituído pela Prefeitura de Londrina por uma máquina moderna e eficiente. A medida vem para aprimorar a qualidade dos atendimentos e ofertar um suporte ainda mais cuidadoso para os milhares de crianças que são pacientes do local todos os meses.


Esta iniciativa compõe a política de revitalização da saúde pública municipal, em curso pela atual gestão desde 2025. Antes, durante a primeira quinzena de novembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já havia feito a substituição dos equipamentos de raio-x das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro e do Jardim Sabará, que estão em pleno funcionamento desde então.


Por conta dos trabalhos que permitirão instalar o novo equipamento, já neste fim de semana, os exames de raio-x, após avaliação médica no PAI, deverão ser realizados temporariamente na UPA Centro, onde era o antigo hospital Mater Dei, na Rua Senador Souza Naves, 1.681, esquina com a avenida Bandeirantes.


A programação operacional prevê, a partir das 7h desta sexta-feira (9), o início da desinstalação do aparelho antigo e adequação da parte elétrica para receber o novo equipamento, que será instalado e testado no sábado (10).


De acordo com o diretor de Urgência e Emergência, da SMS, Cleiton Santana, a previsão de funcionamento do novo raio-x é para segunda-feira (12), a partir das 8h. “A opção de fazer a troca do raio-x do PAI, neste momento, é pelo fato de janeiro sempre apresentar redução no total de atendimentos por esta unidade, devido ao período de férias escolares. A diminuição, em torno de 30% do volume de procura, é um retrato histórico e favorece esse tipo de trabalho para manutenções ou implantações necessárias”, informou.


Santana acrescentou que o novo equipamento, mais moderno, chega ao PAI com capacidade para suprir a realização de exames de imagem por raio-x durante vários anos, evitando as manutenções regulares feitas na máquina antiga. “A intenção com esse processo, iniciado com a troca dos raio-x da UPA Centro e UPA Sabará, é imprimir mais agilidade e segurança no processo dos exames dessa categoria, que são de grande importância e cuja demanda é alta. Eram equipamentos muito antigos e defasados para suprir as necessidades”, concluiu.


O aparelho escolhido pela Prefeitura será utilizado em formato de locação, totalizando custo de R$ 7,9 mil mensais, via ata de registro de preço com validade de um ano, prorrogável por mais um.


Atendimentos e exames – No PAI, a média mensal foi de 11 mil atendimentos gerais realizados entre janeiro e novembro de 2025, totalizando 133.833 atendimentos no ano, conforme dados da diretoria de Urgência e Emergência da SMS. Em janeiro, sempre abaixo da média, foram registrados 7.700 atendimentos.


Com relação a exames de raio-x, especificamente, foram realizados 51.886 de janeiro a novembro, uma média de 4.700 por mês. Em janeiro de 2025, a unidade fez 2.811 exames de raio-x, quantidade mais baixa do ano. Nos meses seguintes, o cenário é de crescente nas demandas: fevereiro (3.237), março (3.555), abril (4.702), maio (5.413) e junho (6.698), que foi o ápice de 2025.


O PAI funciona 24 horas, todos os dias, e realiza atendimentos de urgência e emergência pediátrica para pacientes com até 11 anos, 11 meses e 29 dias, a partir de procura direta e também referenciadas pelo Samu/Siate. A unidade foi inaugurada em 1999.