A Prefeitura de Londrina vai abrir e avaliar, nesta quinta-feira (01), as novas propostas para a licitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol. O edital é para a execução das obras de recuperação estrutural da unidade, que foi construída em 2015 e apresenta defeitos desde 2016.
O valor máximo publicado no edital é de R$ 1.646.444,48 e o prazo para realização da obra será de 240 dias contados do primeiro dia útil do recebimento e assinatura da ordem de serviço. Este é o quarto edital para a realização da reformulação do espaço.
O primeiro edital, aberto no dia 23 de agosto de 2023, não teve interessados. A avaliação é que a primeira licitação não contemplava o acesso de máquinas pesadas à UPA.
O segundo edital passou por mudanças, incluindo os novos serviços. O valor máximo foi de um R$1,5 milhão. Os envelopes com as propostas deveriam ter sido abertos no dia 11 de setembro, mas o processo foi suspenso, porque foi necessário alterar o edital, que passou por análise da procuradoria do município.
Já a terceira licitação, aberta no dia 18 de outubro, deu fracassada, pois as empresas interessadas não conseguiram comprovar que estavam aptas a assumir uma obra do porte da reforma necessária na unidade.
Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), procura um local para absorver os atendimentos da unidade enquanto a UPA for reconstruída. Três imóveis estão no radar da prefeitura: dois devem ser visitados por uma comissão da secretaria, para avaliar o valor de mercado do aluguel e fazer a visita, falta o laudo. E um terceiro, a secretaria aguarda documentação para realizar os procedimentos. Um seria uma clínica na Avenida Bandeirantes, onde já funciona serviços de saúde, outro o prédio onde ficava a antiga Igreja Universal, e outro um imóvel onde funciona um ambulatório ligado ao Hospital Evangélico.