Para que a realização dos festejos carnavalescos deste ano alcance êxito e seja um sucesso, retomando a tradição de grandes eventos em Londrina, é necessário que as secretarias e órgãos municipais estejam engajados e comprometidos em somar esforços. Contando com o apoio da sociedade civil, a Prefeitura de Londrina vem atuando na construção de uma festa que irá proporcionar programação musical e atrações artísticas, além de oferta de serviços e conscientização sobre diferentes temas. As celebrações estão previstas para ocorrer no Zerão, na região central, entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
A agenda oficial ainda está sendo definida e será divulgada, em breve, pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). O fechamento do cronograma depende dos resultados finais dos dois editais de chamamento público abertos: um deles para captar recursos de patrocínio junto à iniciativa privada; e outro para organizações interessadas em atuar na praça de alimentação do evento.
Encabeçada pela Cultura, a organização do evento conta com o envolvimento de políticas públicas diversas, irmanadas para trazer à população um Carnaval acessível, divertido, democrático, bem-estruturado e seguro a todos. Dentre os setores mobilizados estão os de meio ambiente, saúde, defesa social, obras, trânsito e urbanização, planejamento, turismo e outros.
A Secretaria de Cultura vem gerindo o planejamento geral e costurando as articulações intersetoriais, fazendo reuniões com diferentes setores, dialogando com empresários e a comunidade cultural, viabilizando encaminhamentos e providências necessárias. Também conduz os dois editais criados, em 2026, ineditamente, para as festas de Carnaval.
Para o secretário da pasta, Marcão Kareca, o retorno dos festejos de Carnaval, pela Prefeitura, é um marco importante para a cidade, resgatando uma celebração que Londrina já teve como tradição e destaque em décadas anteriores. “Essa integração é necessária, demanda a união e responsabilidade de vários setores. Eu bato na tecla de que o Carnaval precisa ser uma festa proveitosa e agradável para todos. Mas, para promover isso em sua plenitude, é necessário observar todos os fatores de logística estrutural e técnica, de segurança e acessibilidade. Enquanto trabalhamos diariamente nos bastidores, estamos desenhando diferentes cenários e aguardando o encerramento dos editais ativos para fechar como poderá ser a programação oficial e a estrutura”, comentou.
As festas realizadas no Anfiteatro do Zerão preveem, conforme o planejamento do Município, movimentações e estrutura desde o estacionamento superior próximo ao Ginásio Moringão, até as escadarias e o espaço do palco, bem como no gramado próximo ao campo de futebol, contando com áreas recreativas de lazer e convivência, praça de alimentação, banheiros químicos e oferta de serviços públicos.
Para garantir a segurança durante os dias de evento, a Prefeitura vem mantendo contato direto com as forças de segurança e outros órgãos, a fim de oferecer mais tranquilidade e conforto aos visitantes. As reuniões envolvem instituições como Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Procuradoria-Geral, entre outras.
Conscientização e cuidado com a natureza – A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) atua na organização do evento e está elaborando ações voltadas à sustentabilidade, à preservação dos espaços públicos e à promoção de um Carnaval responsável e consciente.
Entre as atribuições da Sema está a realização de vistoria técnica prévia no local do evento, com avaliação das condições ambientais, identificação de possíveis impactos e emissão de orientações técnicas aos organizadores, contribuindo para o planejamento adequado da festa. Haverá ainda apoio à gestão correta de resíduos sólidos, orientando o público sobre descarte correto e estimulando a redução da geração de resíduos durante os eventos.
Outro foco da Secretaria será promover a conscientização ambiental por meio de ações educacionais e de sensibilização junto aos participantes, o que envolve atividades integradas à programação do evento. Nesse sentido, serão colocadas em prática intervenções lúdicas e de aprendizado voltadas ao público infantil, incluindo oficinas com materiais naturais, recicláveis ou reaproveitados.
Aproveitando o grande fluxo no Zerão e entorno, a pasta incentivará a adoção de práticas sustentáveis, sugerindo o uso de copos reutilizáveis ou retornáveis e dando orientações a comerciantes e ambulantes para a redução do uso de embalagens plásticas e de materiais descartáveis. Essa preocupação reafirma o compromisso do Município com a promoção de eventos cada vez mais sustentáveis e inclusivos, fortalecendo a cultura do cuidado ambiental como um valor coletivo.
Para o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues, o envolvimento da Sema no Carnaval reforça a importância de conciliar celebração, convivência e responsabilidade ambiental. “O Carnaval é um momento de alegria, encontro e celebração, mas também é uma oportunidade de exercitar o respeito, entre as pessoas e com o meio ambiente. Curtir a festa de forma consciente é garantir que todos possam aproveitar, hoje e no futuro. Cuidar da cidade e da natureza também faz parte da folia”, destacou.
Segurança integrada – Com o período do Carnaval se aproximando, as tratativas relacionadas à segurança também prosseguem, visando garantir um evento tranquilo e agradável para que todo o público aproveite e se divirta. A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), pela Guarda Municipal (GM), atuará integradamente com a Polícia Militar (PM) nos dias de evento. Reuniões e diálogos vêm sendo feitos para alinhar a melhor condução dos trabalhos.
O titular da SMDS, Felipe Juliani, que está à frente da gestão de segurança pelo Município, enfatizou que será feito o reforço do policiamento na região onde ocorrerão as festas, mas mantendo a natureza das atividades da GM. “Teremos nosso patrulhamento em paralelo com a PM para podermos tocar com eficiência a coordenação geral de segurança no evento. Essa otimização no Carnaval, pela GM, envolve duas bases móveis no local como referência, e ainda ônibus e micro-ônibus onde poderão ser registrados boletins de ocorrência. Estaremos à disposição da comunidade, aos trabalhadores e também para dar suporte a outros órgãos que necessitarem”, garantiu.
Atendimentos e orientações em saúde – Quem também marcará presença no Carnaval londrinense é a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levando orientações sobre prevenção a doenças, incluindo as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), reforçando a conscientização pública sobre o tema. Informativos serão entregues ao público ao longo dos dias de festas.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, a SMS também colocará à disposição de todos os atendimentos de urgência e emergência com a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de prontidão para qualquer eventualidade. “E o time de Endemias promoverá ações de combate à dengue, garantindo cuidado, informação e proteção para todos os foliões. Estar nesse espaço aberto ao público é garantir que a alegria da festa caminhe junto com a saúde e proteção de todos”, disse.
A Secretaria também dará suporte a ações presenciais de conscientização em saúde desenvolvidas pelo Hospital Vida, ainda em fase de definição, envolvendo distribuição de informativos ao público.
Trânsito e fiscalização – Para a promoção de um Carnaval 2026 mais seguro na região do Zerão e da área central, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participará das festividades com diferentes diretorias e gerências.
Para controlar o tráfego, a diretoria de Trânsito deste órgão ficará responsável pela sinalização viária e condução do trânsito nos dias do evento. Já a gerência de Posturas fará a liberação do uso do espaço público e agirá na fiscalização de vendedores ambulantes não credenciados e irregulares.
Por sua vez, a gerência de Limpeza Pública cuidará da limpeza, varrição, capina e roçagem do Zerão nos dias anteriores ao Carnaval, além da limpeza e recolhimento de resíduos durante e após o evento.
E, em fase de articulação com o Hospital Vida, há ainda o planejamento de uma blitz de trânsito educativa com possível participação da CMTU.
Iluminação reforçada – Para propiciar uma festa mais segura e bonita aos foliões e comerciantes, a Londrina Iluminação (LI) trabalhará na infraestrutura do Carnaval 2026. Será modernizado todo o sistema de iluminação no entorno do Anfiteatro do Zerão, e também haverá a instalação de projetores tanto no Anfiteatro como na área do campo de futebol do Zerão.
Outra intervenção nesse quesito é a instalação de luminárias invertidas no espaço destinado aos food trucks.
Adequações de acessibilidade – Para que o Anfiteatro do Zerão esteja pronto para receber os festejos e a população, algumas intervenções serão necessárias para garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida consigam aproveitar o Carnaval com mais segurança.
“A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) realizará antes do período de festas adequações de acessibilidade no espaço de lazer, o que envolverá guias rebaixadas e calçadas adequadas e também a recomposição das grelhas que, há anos, encontram-se destruídas e geram risco a quem transita pelo Zerão”, informou o secretário Otávio Gomes.
Ônibus de Carnaval – A Prefeitura disponibilizará, em todos os dias de festa, um ônibus plotado com adereços carnavalescos que fará o transporte público gratuito do Terminal Urbano Central até o Anfiteatro do Zerão. A iniciativa é organizada junto à empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL). “Essa é mais uma ótima notícia para os foliões que queiram se locomover sem custos e de forma fácil e segura até o local do evento”, enfatizou o titular da Cultura, Marcão Kareca.
Divulgação nas ruas – Outra prática em fase de organização é para promover divulgação do Carnaval de Londrina 2026 nas ruas com carro de som e entrega de informativos, conforme citou Marcão Kareca.
Além do evento em si, uma das preocupações, segundo ele, é o impacto na vizinhança, sendo importante avisar sobre a realização, esclarecer sobre os horários da festa e o funcionamento. “Queremos ter esse reforço na comunicação e ampliar o alcance da divulgação, chamando atenção do público e do entorno, incluindo circulação em rádios populares. É necessário fazer chegar nos comércios, hospitais e clínicas, para que todos estejam cientes do evento e saibam dos cuidados que estão sendo tomados”, informou o secretário.
O titular da pasta ainda disse que uma outra reunião, nesta semana, envolverá entidades ligadas ao consumo, turismo, transporte por aplicativo, hotéis, bares, restaurantes, artesanato, sindicatos e associações. “Temos, portanto, um conjunto de iniciativas em andamento que visam uma organização adequada, mitigação de impactos, apaziguar ambientes e criar sinergias da cidade com o Carnaval”, acrescentou Marcão.
Economia e turismo fortalecidos – O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) participa de reuniões de planejamento sobre o Carnaval na Prefeitura e colabora com a divulgação dos editais abertos para atrair patrocínios e empreendedores interessados em participar da praça de alimentação. “O suporte do órgão envolve o contato com empresários da região, buscando viabilizar ações que gerem impacto na economia local e patrocínios e doações para a estrutura como um todo. Nossas diretorias estão mobilizadas para dar apoio à Secretaria de Cultura e às demais”, citou o presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira.
A diretora de Turismo da Codel, Hérika Galli, avalia o Carnaval como um evento cultural importante por valorizar a identidade local, fortalecer a economia criativa e impulsionar o turismo. “Em Londrina, esse período atrai visitantes da região, movimenta o comércio, os serviços, a alimentação e a hotelaria, além de gerar empregos e renda. Assim, contribui para o desenvolvimento econômico e social e fortalece Londrina como uma cidade dinâmica, acolhedora e culturalmente ativa”, afirmou.
Do ponto de vista do turismo, Galli citou que o Carnaval amplia as opções de lazer e entretenimento para a população, incentivando o uso dos espaços públicos e promovendo o acesso democrático à cultura. “Ao se tornar uma tradição, realizada anualmente, o evento tende a crescer a cada edição, consolidando-se como o início de um grande evento no calendário da cidade”, ressaltou.
Ippul – De sua parte, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), também envolvido nos bastidores do evento, destaca que fica à disposição para apoiar com esclarecimentos sobre soluções para intervenções urgentes a serem colocadas em prática até a realização das atividades no Zerão. O órgão colaborou com a Secretaria Municipal de Cultura e demais setores da Prefeitura na delimitação da área onde se pretende realizar as festas, para que os ajustes necessários sejam feitos.
O titular do Ippul, Claudio Bravim, esclareceu que, mesmo sendo um órgão meio, com foco em projetos e planejamento, sem atribuições para execução de obras e serviços, o Ippul vem acompanhando cada etapa de elaboração das tarefas. “Estivemos no Zerão, por exemplo, com representantes da AFEL (Associação Famílias Especiais de Londrina) conversando sobre soluções para melhoria da acessibilidade no local, independente do evento de Carnaval, mas principalmente para que sejam contempladas em novas melhorias de revitalização”, relatou.
Campanha “Não é Não” – Como forma de conscientizar sobre o enfrentamento ao assédio e importunação sexual, a Prefeitura também reforça a Campanha “Não é Não – no bloco e nas redes”, promovida pelo Governo do Paraná. A intenção é sensibilizar a respeito de que qualquer contato, sem consentimento, configura violência, seja em blocos de Carnaval ou nas interações diárias e mesmo virtuais. Isso inclui práticas como tentativas de beijos à força, puxões de cabelo e passadas de mão, entre outras invasivas.
Em Londrina, as divulgações ocorrerão em ambiente virtual, no período de Carnaval, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), alinhadas aos materiais da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). A proposta é mostrar a todos o quão é importante reconhecer e respeitar limites, independentemente do espaço em que a interação ocorra, seja nas ruas, em festas ou na tela do celular. O perfil @sec.mulherlondrina terá postagens integradas à campanha.
Com o complemento “Assédio não é Folia: não se omita, denuncie”, a iniciativa orienta quem sofrer situações dessa natureza a acionarem os números 190 (Polícia Militar), 180 (Central da Mulher) e 181 (Disque-Denúncias).