Cidade

Presidente da Câmara propõe debate sobre construção de novo hospital em Cascavel

26 ago 2025 às 13:08

A construção de um novo hospital em Cascavel foi pauta durante a sessão desta segunda-feira na Câmara de Vereadores. O presidente da casa, Tiago Almeida, pediu apoio dos colegas, deputados regionais e da prefeitura para que o município receba mais uma unidade hospitalar, reforçando que a união deve superar partidos e ideologias para buscar recursos junto ao governo federal, estadual e financiamento do SUS.


O vereador Valdecir Alcantara sugeriu que as emendas impositivas da Câmara fossem direcionadas para esse objetivo. A criação de um novo hospital municipal está em debate há mais de um ano pela comissão de saúde, com estimativa de que seriam necessários cerca de 400 novos leitos para atender a demanda da cidade.


Duas possibilidades estão sendo analisadas: a construção de um hospital totalmente novo ou a ampliação de leitos no Hospital Universitário. Para a criação de uma nova unidade, o aporte necessário é de aproximadamente R$ 200 milhões, valor considerado alto para curto prazo. Atualmente, as emendas impositivas poderiam contribuir, mas representariam apenas 5% do montante total. A região norte da cidade é apontada como possível local para a construção da nova estrutura.


Ainda não há decisões concretas, e o presidente da Câmara sugeriu a realização de uma reunião pública, envolvendo representantes municipais, a 10ª Regional de Saúde, secretarias de saúde estadual e municipal, entidades e sociedade civil organizada, para discutir medidas e definir próximos passos.