Cidade

Presidente do Sincoval diz que comércio 24h convém para alguns segmentos

21 fev 2023 às 16:29

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Ovhanes Gava, afirmou em entrevista nesta terça-feira (21) à TV Tarobá que a proposta de abertura do comércio durante 24h convém para alguns segmentos, mas que a ideia precisa ser trabalhada.


"Uma relojoaria, por exemplo, não conseguiria. Mas uma oficina mecânica ou uma loja de materiais de construção podem abrir mais cedo, porque o pedreiro já está na loja às 7h. Se ele precisar comprar algo, tendo uma loja aberta resolve o problema dele”, afirmou.


Para Gava, o projeto é audacioso e no momento Londrina não está preparada para tal permissão em diversos sentidos.

 

“Nem em segurança, logística, ou em conceito dos empresários. Precisamos elaborar melhor essa ideia e levar o assunto para ser debatido pela população. O comércio, bens e serviços, representa 66% do PIB de Londrina, então é preciso estudo”, apontou.


O presidente do sindicato ainda relembrou que outro fator problemático para o funcionamento do comércio 24h é a carga tributária alta. 


"Isso precisa ser revisto e mudado. O quanto custa empreender depois das 22h é um ponto importante, porque pela própria CLT, o adicional noturno, após esse horário, é muito alto. Precisamos abrir esse debate e ver se isso realmente compete a Londrina nesse momento”, finalizou.


O projeto de lei teve a segunda discussão adiada na Câmara dos Vereadores de Londrina, na semana passada. Segundo a autora do projeto, a vereadora Jessicão, emendas são estudadas já que os sindicatos querem estar à par de possíveis mudanças nos horários de funcionamento para que haja fiscalização e não ocorra excessos de trabalho.