Cidade

PRF apreende centenas de ampolas de tirzepatida contrabandeada na BR-369

03 dez 2025 às 19:59

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Londrina realizou uma nova apreensão de medicamentos contrabandeados na BR-369, próximo ao Parque de Exposições Ney Braga, na Zona Oeste da cidade. Durante uma abordagem de rotina a um veículo Jeep Renegade com três ocupantes, os agentes notaram o nervosismo dos indivíduos. Na fiscalização, foram encontradas ampolas de um medicamento que, a princípio, é Tirzepatida.


Origem e Ocultação

Segundo o Inspetor Paulo Menegon, as ampolas, que seriam provenientes do Paraguai e não possuíam registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estavam escondidas dentro de embalagens de tablets e no porta-malas do carro. A venda e o transporte do produto sem registro são proibidos no Brasil.


Risco e Transporte Inadequado


O que chamou a atenção dos agentes é que os produtos estavam sendo transportados em temperatura ambiente, fora das condições ideais de refrigeração necessárias para a sua conservação.


Alerta: A exposição à temperatura inadequada pode comprometer a substância, anular sua eficácia e provocar sérios riscos à vida de quem fizer o uso indevido, conforme alertou o Inspetor.

Aumento da Fiscalização e Crime Hediondo


Esta foi a segunda apreensão de medicamentos para emagrecimento realizada nesta quarta-feira (03) na BR-369, em Londrina. Pela manhã, outras 340 ampolas do mesmo tipo de medicamento foram apreendidas, e dois rapazes que estavam no carro foram presos. Diante do aumento de casos, a PRF reforça a fiscalização na região nesta reta final de 2025.


O transporte, venda ou distribuição de produtos sem registro da Anvisa é tipificado como crime hediondo pelo Código Penal Brasileiro, com pena prevista de 10 a 15 anos de reclusão, além de multa. O homem de 63 anos que dirigia o Jeep e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Londrina.