Cidade

Primeira onda de frio já tem data para chegar; saiba quando começa

05 abr 2024 às 15:24

Os serviços meteorológicos apontam que uma onda de frio deve atingir em breve a região Sul do Brasil. Ainda conforme informado, se trata de um pulso de frio que irá durar poucos dias, começando por volta de 11 de abril e estendendo-se até cerca do dia 15.


De acordo com as informações da Climatempo, o ar frio começa a entrar pelo sul do continente já a partir da terça-feira, 9 de abril, mas chega no Rio Grande do Sul somente no dia 10, com uma atuação mais restrita ainda.


O serviço meteorológico aponta que apenas na segunda (15) e na terça-feira (16) que este ar frio e seco de origem polar vai se espalhar para os demais estados do centro-sul do Brasil.


Por conta da chegada do fenômeno, as temperaturas devem sofrer uma queda brusca. A previsão é de que as mínimas, no geral, fiquem por volta de 10 °C no período.


Inclusive, existe o risco de geadas, segundo a previsão. Contudo, isso deve ser observado em regiões de serra e lugares mais altos de Santa Catarina e do estado do Rio Grande do Sul.


Sexta-feira (05/04)


Uma segunda frente fria avançará com força em direção ao sudeste, resultando em condições de aberturas de sol e pancadas de chuva na faixa central e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro sul do Paraná. A nebulosidade será maior no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Para as demais regiões, a chuva será em forma de pancadas devido ao deslocamento da frente fria.


Sábado (06/04)


A chuva persistirá, com destaque para as regiões oeste, campanha, central, missões e norte do Rio Grande do Sul, além do oeste de Santa Catarina. Na faixa central e leste do Paraná, prevê-se novas pancadas de chuva devido à forte variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera. As pancadas que chegam à tarde serão mais intensas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.


Domingo (07/04)


A forte variabilidade dos ventos contribuirá para a formação de uma baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, aumentando o risco de tempestades, especialmente nas regiões central e norte do estado. Em Santa Catarina, a condição será de muita nebulosidade e chuva, com alerta para temporais na faixa central e sudeste. No Paraná, destaque para a faixa sudoeste do estado, onde são esperadas chuvas. Para o restante do estado, não há previsão de chuva.


As informações são do site CGN.