Está chegando a data que os pequenos esperam ansiosamente: o Dia das Crianças. E para que esse momento seja de celebração e sem dores de cabeça, o Procon de Cascavel alerta para os cuidados na hora das compras.
Nas lojas, as opções são variadas de presentes, formas de pagamento e condições
especiais, então, fique atento.
Antes de efetuar a compra observe a variação de preço, forma
de pagamento e política de troca da loja. Caso encontre alguma irregularidade,
poderá denunciar ao Procon, o Órgão está à disposição para defender os
consumidores.
O Procon também dá as seguintes orientações. Confira abaixo:
1. Pesquisa de preços: Compare preços em diferentes lojas, físicas e online,
para encontrar a melhor oferta. Utilize comparadores de preços e esteja atento
às promoções.
2. Compras online: Ao comprar online, verifique a reputação da loja, procure
por avaliações de outros consumidores e certifique-se de que o site é seguro.
Prefira sites conhecidos e de confiança.
3. Direito de arrependimento: Nas compras online ou fora do estabelecimento
comercial, o consumidor tem o direito de desistir da compra em até 7 dias
corridos a partir da data de recebimento do produto, conforme o artigo 49 do
CDC. O valor pago, incluindo frete, deve ser devolvido.
4. Verificação de políticas de troca: Antes de comprar, informe-se sobre as
políticas de troca da loja.
5. Produtos com defeito: Caso o produto apresente defeito, o consumidor tem o
direito de reclamar em até 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para
produtos duráveis. A loja tem até 30 dias para resolver o problema.
6. Proteção de dados pessoais: Proteja seus dados pessoais ao realizar compras
online. Não compartilhe informações sensíveis em sites não confiáveis e utilize
cartões de crédito com limites adequados para compras na internet.
ATENDIMENTO
O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h, sem
fechar para o almoço. O endereço é na Rua Duque de Caxias, nº 558, bairro
Centro.
Para dúvidas demais dúvidas, através do telefone (45) 3392-6300, das 8h às
17h. Caso o consumidor opte por registrar online a reclamação, é
disponibilizado pelo Governo Federal a plataforma www.consumidor.gov.br.