Cidade

Procura por repelentes aumenta 60% em supermercados de Londrina

08 fev 2023 às 08:00

Com os altos índices de casos de dengue na região, a procura por repelentes aumentou em Londrina. Uma rede de supermercados da região registrou o crescimento de 60% nas vendas dentro das últimas semanas. 


O médico infectologista Flávio Sant'anna explica que os produtos funcionam para proteção individual, afastando os mosquitos, mas não matam os insetos ou eliminam o vírus. Além disso, é preciso estar atento ao tempo de proteção, para repetir a dose. 


Apesar de proteger contra as picadas, é necessário tomar cuidado para não desenvolver alergias: não reutilizar roupas com repelentes sem lavar, para evitar a irritação na pele, apesar disso, o especialista ressalta que os repelentes são uma boa alternativa para evitar a infecção. 


Londrina passa por um período de infestação. Segundo o primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), realizado no início de janeiro, indicou um índice de infestação de 5,50% na cidade. O Ministério da Saúde alerta que quando o número ultrapassa os 3,9%, considera-se risco de surto.