Cidade

Produtor de frangos tem prejuízo de mais de R$ 200 mil com falta de energia

03 nov 2023 às 12:52

O temporal que Palotina na última segunda-feira destruiu um dos aviários na propriedade do Ronaldo. Segundo ele, o prejuízo deve passar de 200 mil. O prejuízo poderia ter sido maior. As aves que estavam neste espaço foram remanejadas para outro aviário.


Só que os problemas continuam. Desde o temporal, a propriedade está sem energia elétrica. São seis aviários e 140 mil aves. Ronaldo explica que todos os aviários são automatizados e dependem da energia para o funcionamento. Por orientação sanitário não foi permitido fazer imagens internas dos aviários. Mas para manter toda a estrutura funcionando, são dois geradores, o que aumentou o custo de produção com o consumo de óleo diesel. Na propriedade do Ronaldo, os equipamentos funcionaram por 72 horas de maneira ininterrupta.


O presidente do Sindicato a Rural Patronal de Palotina explica que é um risco os geradores permanecerem ligados por tanto tempo. Ele reforça que a empresa fornecedora de energia deveria ter uma atenção maior para os produtores de proteína animal da região.