A conscientização sobre os riscos do uso de drogas pode — e deve — começar cedo. É com esse objetivo que o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) atua há anos dentro das escolas, promovendo informação e diálogo com crianças de forma lúdica e educativa.
Em Cascavel, alunos da rede municipal já estão participando de atividades do programa, que é conduzido por profissionais da Polícia Militar. Em sala, os olhares atentos das crianças mostram o interesse e o entendimento sobre o tema. Muitos já sabem que as drogas fazem mal à saúde e compreendem a importância de dizer "não".
Durante os encontros, as aulas se tornam ainda mais animadas com a presença do mascote Dare, o leão símbolo do programa, que garante momentos de descontração e reforça as lições de forma divertida. A estudante Eduarda até assumiu o papel de repórter por um dia para mostrar tudo que aprendeu.
Nos próximos meses, os estudantes passarão por um curso intensivo com foco na prevenção, aprendendo não só a lidar com situações de risco, mas também a compartilhar o conhecimento com amigos e familiares. Os pais, mesmo tratando do tema em casa, destacam a importância de uma abordagem profissional e comemoram a iniciativa.
O PROERD é uma das principais ferramentas no combate ao uso precoce de drogas, promovendo uma educação preventiva, com linguagem adequada para a faixa etária e com apoio das famílias.