Cidade

Professores da rede estadual ignoram suspensão da justiça e semana inicia com greve

03 jun 2024 às 12:39

A semana começou com greve dos professores da rede estadual de ensino. No sábado a justiça chegou a suspender a paralisação prevendo multa diária em caso de desobediência à medida. Ainda assim a APP sindicato decidiu manter a paralisação. Em cascavel a adesão foi de 70%.


Nas paredes do Colégio Eleodoro, no centro de Cascavel, cartazes de apoio à paralisação. Do lado de dentro, pátios vazios. Teve aluno que foi pra escola, mas foi dispensado por falta de estudantes. No Colégio Wilson Jofre, dos 800 alunos cerca de dez apareceram na aula.


No Colégio Padre Carmelo, portões abertos. Mas, segundo a direção, cerca de 20 alunos compareceram. Do lado de fora, estudantes apoiando o movimento. A secretaria estadual de educação informou ainda, ainda na semana passada,  que as aulas seriam mantidas e que professores e funcionários teriam desconto nos salários caso faltassem.

No sábado, o TJPR determinou a suspensão do início da greve até que a App Sindicato apresente um plano para a manutenção dos serviços educacionais. A justiça disse que vai aplicar uma multa diária de 10 mil reais à APP Sindicato caso a determinação seja descumprida. Mas o movimento decidiu manter o início da greve para esta segunda-feira.

Nas redes sociais, a APP emitiu uma nota afirmando que acompanha os movimentos judiciais contra a categoria, mas que esta é mais uma prática antissindical do governo, e que a greve é legítima. Os professores são contra a implantação do programa Parceiros da Escola, que pretende passar para a iniciativa privada a gestão administrativa dos colégios estaduais. Inicialmente, seriam 200 colégios em todo o Paraná.

Em Cascavel, os colégios são: Padre Carmelo Perrone, Eleodoro Ébano Pereira, Ieda Baggio Mayer, Jardim Interlagos, Marilis Faria Pirotelli e Olinda Truffa de Carvalho.


Em Foz do Iguaçu, estão na lista os colégios: Ayrton Senna da Silva, JK, Tamandaré, Gustavo Dobrandino da Silva e Monsenhor Guilherme


Em Toledo, os colégios Ayrton Senna e Jardim Europa e em Guaíra o colégio Mendes Gonçalves.