Como previsto no calendário escolar de 2025, esta sexta-feira (23) foi reservada para a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Educação. A programação foi dividida em dois perídos e realizada no auditório da Igreja Nova Aliança de Londrina. Em cada turno, participaram cerca de 2.300 pessoas, incluindo o vice-prefeito, Júnior Santos Rosa, e a secretária municipal de Educação, Vânia Costa.
Na parte da manhã, houve encontro entre professores, gestores e coordenadores da Rede. Já no período da tarde, os docentes acompanharam a apresentação do projeto Orquestrando o Futuro, que oferece oficinas de musicalização para os alunos das escolas municipais. O projeto faz parte do Programa Vencer, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
A agenda do evento também incluiu a palestra “Tudo passa pela educação”, ministrada pelo educador comunitário Braz Rodrigues Nogueira. Formado em Filosofia, Estudos Sociais, História e Pedagogia, e com pós-graduação em Educação Comunitária, ele atuou como professor por 19 anos. À frente da Escola Municipal Campos Salles, localizada na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, protagonizou uma verdadeira revolução pedagógica, tornando a unidade uma referência nacional e internacional de gestão democrática e educação de qualidade em contextos de vulnerabilidade.
A secretária municipal de Educação, Vânia Costa, ressaltou como a prática pedagógica pode ser enriquecedora para os profissionais da rede. “São milhares de professores que, após essa fala, terão um momento de reflexão, de rever o seu trabalho, de aprendizagem e de inspiração com uma história real, prática de amor à educação”, disse.
A coordenação do evento foi realizada pela gerente de Formação Continuada da SME, Fernanda Casagrande. Ela destacou a proposta adotada para as práticas pedagógicas deste ano. “Normalmente, os professores têm esse dia para ficar em suas unidades escolares, planejando os conteúdos. Então, neste ano, aproveitamos para reuni-los de forma geral”, explicou.
O professor e palestrante Braz Rodrigues Nogueira também reforçou a importância da escola e de seus profissionais para o desenvolvimento da comunidade. “A escola é essencial, e o educador precisa reconhecer o grande papel que tem na sociedade. Os professores têm a possibilidade de conviver com centenas de alunos que trazem suas histórias e a história de suas famílias. Os educadores, a partir do conhecimento que esses alunos já carregam, podem construir novos saberes com eles”, afirmou.
Durante a palestra, Nogueira compartilhou os fundamentos de sua proposta pedagógica. “A escola pode se tornar o local mais essencialmente comunitário de uma comunidade. Se cada aluno começar a viver dentro da escola a cidadania, se aprender a ser cidadão e receber, junto com seus colegas, valores éticos, vai chegar uma hora em que o juiz terá passado por essa escola, o pedreiro, e também o professor”, finalizou.