Professoras dos CEIs (Centros de Educação Infantil) filantrópicos se reuniram em frente à Prefeitura de Londrina na manhã desta quinta-feira (15).
A categoria pede a negociação de reajuste dos salários. O Sinpro (Sindicato dos Professores) apontou um reajuste de 4,7% neste ano, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor); segundo a prefeitura, o reajuste não está previsto na lei orçamentária de 2025 e que seria necessário um remanejamento de recursos de outros setores para suprir a demanda.
O Sindicato explica que, enquanto um professor concursado recebe inicialmente R$ 4,8 mil, o profissional das unidades filantrópicas tem remuneração de R$ 2,2 mil, uma diferença de 80%.
A categoria confirmou que mantém a paralisação e pede para ser atendida pela prefeitura, informando que não foi comunicada oficialmente sobre a liminar que determina o retorno às atividades e que está disposta a negociar multa, caso seja determinado, mas que a negociação é necessária.
O sindicato reforçou que, diferente do que a prefeitura justificou, a responsabilidade do reajuste é do município.
Segundo a prefeitura, o vice-prefeito Júnior Santos Rosa e secretários de gestão, educação e da fazenda farão uma reunião com uma comissão do Sinpro no auditório da prefeitura nesta quinta-feira.