O Programa Municipal de Economia Solidária (PMES) lançou a coleção natalina de 2024, na manhã desta terça-feira (3), no Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura (Avenida Rio de Janeiro, 1.278). Até o dia 23 de dezembro, serão comercializados diversos produtos natalinos, desde itens alimentícios, como panetones, chocotones e bolachas natalinas artesanais, mais artesanato e decoração, com guirlandas, presépios, árvores de Natal, panos de prato, tolhas de mesa, e enfeites.
Todos os produtos são artesanais, exclusivos, e seguem os princípios solidários: preço justo, valorização do saber do trabalhador, a geração de trabalho e renda, e o respeito com a diversidade.
Durante a solenidade de lançamento da coleção de Natal, também houve a inauguração do Café do Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura, onde serão vendidos produtos artesanais dos empreendimentos. O local disponibiliza diversos itens gastronômicos, como panetones, chocotones, bolachas natalinas, além de doces, pães caseiros, salgados, sucos naturais e cafés especiais.
O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, participou da solenidade e parabenizou a Secretaria Municipal de Assistência Social pelo trabalho realizado no Programa Municipal de Economia Solidária. “O que acontece neste programa é fantástico, porque ele promove a inclusão social e a geração de renda. Esta iniciativa deve continuar, pois faz a diferença na vida de muitas famílias. A coleção natalina de 2024 está muito bonita, há uma grande variedade de produtos, e todos os londrinenses estão convidados a conhecer”, apontou.
Recentemente, o Centro Público de Economia Solidária passou por reforma, a fim de proporcionar mais conforto para os clientes. O local atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, contou que agora os consumidores encontrarão um centro público totalmente reformado, muito bonito, e um café, onde poderão desfrutar de quitutes produzidos pelos grupos. “Os produtos alimentícios têm muita qualidade e os produto de Natal este ano estão ainda melhores, pois foram aperfeiçoados. Além disso, são vendidos a preço justo, acessível, e quem consome faz um consumo solidário, não porque está fazendo caridade, mas porque está comprando em um espaço que assiste pessoas que estavam fora do mercado de trabalho e têm isso como fonte de renda. Convidamos a todos para adquirirem, conhecerem o café, e participarem dos grupos da Economia Solidária”, afirmou.
O coordenador de Gestão da Economia Solidária, Marcos Regazzo, ressaltou que são produtos diretos do produtor. “Temos uma gama variada de produtos, todos feitos com muita qualidade, ideais tanto para consumo quanto para presentear. Os produtos natalinos podem ser encontrados tanto no Centro Público quanto nas feiras que acontecem em alguns locais, como no Calçadão”, disse.
Aqueles que adquirem os artigos natalinos do programa serão cadastrados para participarem de um sorteio de uma cesta repleta de itens confeccionados pelos empreendimentos. O resultado será divulgado no dia 20 de dezembro, às 12h, em transmissão ao vivo no perfil de Instagram do projeto.
O Programa Municipal de Economia Solidária (PMES) é financiado e gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e tem parceria da Cáritas Arquidiocesana de Londrina. O programa disponibiliza apoio técnico, assessoria e capacitação à produção e comercialização de uma enorme gama de produtos, em quatro áreas de produção: artesanato, prestação de serviços, alimentação e confecção. Atualmente o PMES conta com oito empreendimentos, atendendo cerca de 110 pessoas.
O diretor da Cáritas Arquidiocesana de Londrina, padre Alexandre Alves dos Anjos Filho, ressaltou que, com a reforma, o Centro Público ficou muito bonito. “Por trás de cada item disponibilizado para venda há uma história de vida, por isso a inclusão solidária é tão importante, porque ela melhora a renda das famílias e suas vidas. Que Deus abençoe este espaço para que ele seja um local de conquista”, frisou.
Representando os empreendimentos do PMES, a artesã Cleide Obeli, agradeceu a presença de todos e desejou um Natal abençoado. “Estamos de portas abertas, à disposição da comunidade para mostramos todos produtos feitos com tanto carinho por diversas famílias”, disse.
O evento desta terça (3) também contou com uma belíssima apresentação das crianças do Projeto Raízes, do Conviver Marista, composto por educandos do serviço de fortalecimento de vínculos da Escola Social Marista Irão Acácio. Entre os presentes, também estiveram as vereadoras Lenir de Assis, Professora Sônia Gimenez e Professora Flávia Cabral.
Pontos de venda da Economia Solidária
– Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura (Avenida Rio de Janeiro, 1.278): segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
– Café Pé Vermelho, na sede administrativa da Prefeitura de Londrina (Avenida Duque de Caxias, 635): segunda a sexta, das 10h30 às 18h.
– Feiras no Calçadão de Londrina, no Hospital Universitário, e na Feira da Cidadania, realizada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). No Hospital Universitário, a feira será realizada no dia 4 de dezembro e na UEL no dia 5. Já no Calçadão de Londrina, está programada para os dias 6, 7, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 23 de dezembro, em frente ao Banco do Brasil. A programação completa pode ser conferida no perfil do Instagram do projeto.