Na próxima segunda-feira (11), a partir das 11h, será lançado o novo empreendimento do Programa Municipal de Economia Solidária, que terá um espaço de alimentação dentro da sede da Prefeitura de Londrina. Trata-se do Café Pé Vermelho, viabilizado pelo Projeto de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 18h, na área externa do piso térreo, a lanchonete comercializará diariamente salgados, bolos, pães, doces, bolachas, sucos naturais e café, entre outros itens, além de oferecer opção de comida para o almoço. Os produtos são todos artesanais, trazendo a qualidade e o sabor de comida de família.
O espaço foi cedido para a Secretaria, visando o desenvolvimento de ações de geração de trabalho e renda, dentro da vertente de inclusão produtiva na perspectiva da Economia Solidária. Integram o empreendimento gestor da lanchonete oito pessoas, entre trabalhadoras e trabalhadores que já atuam no segmento alimentício deste programa. Eles farão a produção e comercialização dos itens, sendo que os alimentos serão feitos na cozinha do Centro Público de Economia Solidária. Os empreendedores contam com suporte e assessoria da Gerencia de Inclusão Produtiva e equipe da Cáritas Londrina, conveniada com a SMAS para atuar na gestão da Economia Solidária.
A estrutura do Café Pé Vermelho foi viabilizada pela parceria entre a Prefeitura e a Cáritas Londrina, com recursos públicos oriundos do Fundo Municipal de Assistência Social, vinculados ao projeto de Inclusão Produtiva. O projeto prevê fomento para que grupos iniciem e/ou deem continuidade na atividade econômica. A lanchonete conta com geladeira, freezer, área de manipulação de alimentos, forno elétrico, geladeiras expositoras, mesas, cadeiras, móveis, entre outros elementos.
Existem hoje 11 grupos de empreendimentos de alimentação na Economia Solidária. E este programa conta com seis eixos diferentes, totalizando 61 empreendimentos, incluindo os ramos de coleta seletiva, artesanato, costura, prestação de serviços e agricultura familiar.