O Teatro Marista, em Londrina, sediou um encontro que reuniu cerca de 250 alunos de instituições de ensino pertencentes ao NRE (Núcleo Regional de Educação). O evento celebrou as conquistas e as novas etapas do programa "Ganhando o Mundo". Criada em 2019 pelo Governo do Estado, a iniciativa de intercâmbio internacional atende estudantes da rede pública de ensino dos 399 municípios do Paraná, proporcionando uma imersão acadêmica e cultural de seis meses em nações de língua inglesa.
Durante o período no exterior, todos os custos de viagem, hospedagem e alimentação são integralmente custeados pelo poder público, que também concede uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 800 para ajudar nas despesas pessoais dos participantes. Desde o ano de 2022, o montante de investimentos estaduais destinados ao programa já ultrapassou a marca de R$ 500 milhões, consolidando a política pública como uma das principais ferramentas de democratização do acesso ao ensino de idiomas e vivência internacional.
Da escola pública para o mercado de trabalho
Os impactos práticos da iniciativa refletem-se diretamente na trajetória de ex-intercambistas, como Ester Colombar. Integrante da edição de 2024, quando ainda residia e estudava no município de Guaraci, ela passou um semestre letivo na Inglaterra. Atualmente, Ester estuda Economia na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e atua como professora de inglês, utilizando o domínio do idioma adquirido no exterior como sua principal fonte de renda.
Para as próximas edições, as expectativas renovam-se entre os novos selecionados da região. O estudante Rafael Félix, matriculado na Escola Cívico-Militar do Patrimônio Regina, integra o grupo de mil jovens paranaenses selecionados para embarcar no programa de estudos no exterior na edição programada para 2027, tendo o Canadá como destino oficial.
Para a coordenação do projeto e para os próprios estudantes, a vivência internacional consolida-se como um divisor de águas na formação acadêmica e cidadã, ampliando as perspectivas de futuro profissional dos jovens da rede pública.