Iniciativa do Governo do Paraná em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Fundação Araucária, o Programa Paraná Empreende Mais está com inscrições abertas para três cursos de capacitação voltados para micro, pequenas e médias empresas, em todas as regiões do estado.
Na Região Metropolitana de Londrina (RML), os cursos envolvem temas como Marketing de Vendas; Gestão Financeira e Tecnologia e Inovação, e serão ministrados no Centro de Londrina, no Centro Tecnológico de Ibiporã (CTTI) e na Universidade Estadual de Londrina, respectivamente, com o conteúdo dividido em quatro encontros ao longo da primeira quinzena de dezembro.
Confira a programação, datas e horários:
Curso | Datas | Local | Inscrições |
MARKETING DE VENDAS | 4, 6, 11 e 13/12 | ACIL – Rua Minas Gerais, 297, Centro, Londrina | Inscrições |
GESTÃO FINANCEIRA | 3, 5, 06 e 12/12 | Centro Tecnológico de Ibiporã, Praça Ciro Ibirá de Barros, 176 – Centro, Ibiporã | Inscrições |
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO | 5, 6, 12 e 13/12 | UEL-CESA – Rodov. Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380, Campus Universitário | Inscrições |
O curso de Marketing de Vendas será ministrado pelo professor Thiago Spiri e o de Gestão de Pessoas ficará a cargo da professora Lair Rocha, ambos do Departamento de Administração (CESA). Já o curso de Tecnologia e Inovação será conduzido pelo professor Lucas Araújo, do Departamento de Comunicação (CECA).
Além disso, Thiago e Lucas também ministram outros cursos do programa, como Marketing Digital e Empreendedorismo, respectivamente. Aricieri Devidé Júnior, professora do Departamento de Ciências Econômicas (CESA), completa o time de profissionais ao ministrar o curso de Gestão Financeira.
Histórico e expansão do programa
O Paraná Empreende Mais surgiu como uma expansão do projeto “Bom Negócio Paraná”, instituído em 2012 para disponibilizar o acesso ao conhecimento em gestão de empresas em todo o estado. Durante a pandemia, o programa foi interrompido e retomado em 2022, com o formato adaptado ao ensino a distância (EAD) e sob nova coordenação. Em 2023, o projeto voltou a ser oferecido presencialmente, e o professor Daniel Barros, do Departamento de Ciências Econômicas, que coordena o programa desde a sua origem, reassumiu a coordenação.
Desde o retorno das atividades presenciais, o programa passou a contar exclusivamente com professores das universidades estaduais para ministrar as aulas, assegurando uma formação de alto nível para os participantes. Todas as sete universidades estaduais integram a iniciativa, com um diferencial na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde os cursos são oferecidos no formato EAD.
Pelo programa da UEL, os cursos são divididos em quatro encontros de quatro horas por aula, realizados geralmente das 19h às 22h30. Os horários podem variar e os dias da semana dependem da agenda dos professores palestrantes. Neste mês de novembro, por exemplo, o horário será alterado em Marketing de Vendas. O último dia será em um sábado de manhã, das 9 às 12h.
Benefícios para os participantes
De acordo com Daniel Barros, 540 alunos foram certificados pela UEL até o mês de
setembro. Com um histórico de milhares de empreendedores capacitados, o Paraná
Empreende Mais já atendeu pessoas de todas as regiões do estado, oferecendo cursos em áreas estratégicas como gestão financeira, inovação e desenvolvimento de negócios.
Além de conhecimentos técnicos aplicáveis, o programa traz diversos benefícios para quem obtém o certificado. Para o coordenador, o maior benefício é o de poder adquirir conhecimento. “Eu costumo dizer que tem os benefícios diretos, mas tem o benefício da pessoa ter assimilado o conhecimento que foi ministrado no curso e que ele pode diretamente aplicar no seu negócio. Esse é o grande benefício”, afirma.
Os certificados emitidos pelo programa são reconhecidos por bancos de fomento do estado e possibilitam uma redução de até dois pontos percentuais nas taxas de juros para financiamento, desde que o participante conclua pelo menos 24 horas de capacitação – o equivalente a dois cursos, considerando que cada um oferece 15 horas. Esse incentivo oferece uma condição financeira mais favorável para que empreendedores invistam e expandam seus negócios com taxas de juros reduzidas.
Os cursos oferecidos pelo Paraná Empreende Mais contam com tutoria de professores doutores, que oferecem suporte e orientação especializada, sujeito à disponibilidade dos docentes, para ajudar os alunos a aplicarem as técnicas aprendidas de forma prática. Além disso, o programa oferece apoio contínuo nas soluções de negócios, auxiliando diretamente os participantes no desenvolvimento e na superação de desafios específicos de suas empresas.
Próximos passos
Com três cursos previstos para novembro, o programa segue com vagas abertas. As inscrições são gratuitas e direcionadas tanto para quem já possui uma empresa quanto para aqueles que ainda estão planejando iniciar um negócio. Para o mês de dezembro, as datas dos cursos ainda estão em definição, e o coordenador Daniel está trabalhando para alinhar a agenda com os professores. Interessados devem
acessar o site do programa e acompanhar o calendário e as modalidades de cursos disponíveis até o fim do ano.