Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Projeto de consultas oftalmológicas gratuitas atende alunos da zona norte

21 jun 2024 às 08:18
Por: Assessoria de Imprensa

Mais uma etapa do Projeto Hoftalon nas Escolas, a terceira em 2024, será realizada neste sábado (22), quando cerca de 200 crianças que estudam em escolas municipais da região norte de Londrina terão a oportunidade de fazer consultas oftalmológicas gratuitas. A ação está programada para ocorrer das 8h às 12h, com estrutura montada na Escola Municipal Hélvio Esteves, localizada na rua João Panchoni, 40, Jardim Belleville.


Neste dia, serão atendidos estudantes de 30 unidades da rede municipal de ensino que passaram anteriormente por triagem em suas respectivas escolas. As equipes profissionais do Hoftalon – Hospital de Olhos de Londrina realizarão as consultas com todos os equipamentos necessários e o objetivo é permitir que os alunos possam saber se possuem alguma doença ou condição ocular que necessite de óculos e acompanhamento médico.


Como um todo, o projeto possibilita a prevenção e diagnóstico de doenças como a ambliopia, por exemplo, que causa desvio ou desalinhamento dos olhos. A triagem dos alunos que serão atendidos neste sábado foi realizada pelos professores com a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME), que é parceira do Hoftalon na realização da iniciativa.


O diagnóstico também identifica outras doenças oculares como estrabismo, miopia, astigmatismo e hipermetropia. Outra finalidade é orientar os pais para os cuidados com a visão dos pequenos durante a primeira infância e alertá-los sobre a importância do diagnóstico precoce. Em todos os anos de atuação do projeto Hoftalon nas Escolas, mais de 5 mil crianças já foram atendidas.


De acordo com a gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola, durante o ano letivo o projeto passa por todas as regiões de Londrina. “Com isso, a expectativa do projeto é atender todas as unidades escolares municipais no decorrer deste ano. A triagem dos estudantes é realizada pelos professores que receberam treinamento dos médicos do Hoftalon para verificarem sinais de alerta nos estudantes que precisam passar por consulta oftalmológica. Os professores fazem a indicação dos estudantes para a Gerência de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, que organiza as ações junto ao Hoftalon”, explicou.

Outras notícias

Cinomose: doença altamente contagiosa e fatal para cães preocupa tutores e ONGs em Cascavel

Reunião formaliza comissão que busca retirada do Centro POP da Rua Santa Catarina

Polícia Militar encontra caminhonete furtada desmanchada em ferro velho de Londrina


Ela informou que, no dia das consultas, os profissionais da SME trabalham na organização da chegada dos estudantes e seus responsáveis, identificando-os na entrada e já os posicionando para o primeiro atendimento com o Hoftalon. “Como as ações ocorrem no ambiente escolar, a equipe da Educação providencia o que for necessário no local para o bom andamento da ação”, frisou.


Na maior parte dos casos, a criança já sai da consulta com o diagnóstico e a indicação do óculos, podendo escolher a armação e aguardar somente a confecção do óculos. Esse processo é viabilizado pelo projeto em parceria com óticas da cidade ou com o Senac. Assim que o óculos fica pronto, é entregue na escola da criança.


“Quando há casos clínicos em que a indicação não é o óculos, mas sim outro tipo de tratamento e acompanhamento médico, a família já sai com encaminhamento para Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para dar seguimento no tratamento”, detalhou Sola.


Além das 200 crianças previstas para serem atendidas no sábado (22), outros 300 alunos já passaram pelas consultas, conforme indicou Sola. “O Projeto Hoftalon nas Escolas, em 2024, ampliou a expectativa do quantitativo de estudantes atendidos em cada ação, o que nos permitiu atender um número maior de estudantes, não deixando alunos com resultados ruins da triagem para trás. Alunos em processo de alfabetização e que apresentam dificuldades visuais podem apresentar dificuldades em seu processo de aprendizagem. O projeto é um grande diferencial em nossa Rede Municipal de Educação, permitindo atendimento cada vez mais precoce às famílias, sendo a ação voltada hoje para alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental”, contextualizou a gerente de Educação Especial da SME.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Nota Paraná celebra 10 anos com sorteio de cobiçado prêmio milionário nesta quinta

Cidade
Imagem de destaque

Motociclista fica ferido após colidir com carro em cruzamento da Avenida Higienópolis

Cidade

Homem procurado em 190 países e ligado a crime brutal em SC é preso em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu

Operação Rapina prende cinco pessoas em ação contra grupo envolvido em roubos violentos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto em área de difícil acesso no Conjunto Violin, zona norte

Cidade
Londrina e região

Polícia Militar encontra caminhonete furtada desmanchada em ferro velho de Londrina

Cidade
Londrina e região

Novas imagens mostram carro em alta velocidade antes de atingir motociclista na PR-445

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 15 anos é atropelado ao atravessar avenida na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Homem de 32 anos é preso em Cascavel por queimar homem vivo em Jataizinho

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 22 | Oportunidades Que Transformam Vidas | CIEE

Podcast Pod Tah | EP 22 | Futebol, Carreira e Família | Carlos Alberto Garcia

Podcast Marketing Interno Cast | EP 4 | A Jornada do Restaurante Roderick

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.