O Museu de Anatomia Professor Carlos da Costa Branco, da UEL, vinculado ao Departamento de Anatomia do CCB, receberá melhorias estruturais e tecnológicas por meio de um investimento de R$ 150 mil do Fundo Paraná, em convênio com a Seti (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
Os recursos serão destinados à compra de mesas de exposição, televisores, óculos 3D, tablets e ar-condicionado, promovendo a modernização do espaço. Segundo a Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), os processos licitatórios já estão em andamento e a expectativa é que os recursos estejam disponíveis até o primeiro trimestre deste ano.
Além da infraestrutura, o projeto prevê a concessão de duas bolsas de extensão para estudantes de graduação que atuarão como monitores nas atividades do museu. A proposta é fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão, além de ampliar a visitação de escolas públicas de Londrina.
Atualmente, o museu é coordenado pelo professor Leandro Luís Martins, com participação de docentes dos departamentos de Anatomia e Histologia, além de alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Educação Física, Biomedicina, Medicina Veterinária e Zootecnia.
O projeto “Programa do Museu Didático Professor Carlos da Costa Branco de atendimento à sociedade” busca qualificar ainda mais o atendimento ao público, com foco na capacitação de professores e estudantes envolvidos nas visitas guiadas.
O acervo conta com mais de 600 peças anatômicas, incluindo órgãos humanos e de animais domésticos e selvagens. As visitas, voltadas a estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Tecnológico e Universitário, são guiadas por monitores e devem ser agendadas exclusivamente pelo portal da instituição.
Em 2025, o museu recebeu 70 escolas e aproximadamente 3.500 alunos. O acervo teve início em 1962, com a doação de crânios de animais feita pelo professor Carlos da Costa Branco, primeiro docente titular da antiga Faculdade Estadual de Odontologia (FEOL). Desde 1997, o museu leva oficialmente o nome do professor, em reconhecimento à sua contribuição histórica.