Na manhã desta segunda-feira (18), foi realizada uma aula inaugural da terceira turma do Projeto Letramento Digital em Londrina, cidade pioneira no Brasil a receber o projeto. A ação ocorreu na Escola Municipal Edmundo Odebrecht, localizada no distrito da Warta, uma das 24 escolas municipais selecionadas para receber o projeto nesta etapa, proporcionando atendimento integral do C3 (educação infantil) até o 5º ano (ensino fundamental).
O Projeto Letramento Digital tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento de habilidades digitais e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica. Ao longo de 2023, o projeto já alcançou mais de 600 crianças de 28 escolas municipais em Londrina, fornecendo uma experiência de aprendizado valiosa através da tecnologia.
A abertura da nova turma, composta por 24 escolas municipais e até 700 crianças, aproxima o projeto da marca de 1.300 alunos dos 4º e 5º anos capacitados, reforçando o compromisso com a educação tecnológica e inclusiva. O objetivo, agora, é atingir até 4.000 alunos no final do ano, além de formar 240 agentes multiplicadores do conhecimento, essenciais para a implementação do projeto nas escolas.
O projeto Letramento Digital foi implementado de forma inédita em Londrina pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Para que Londrina sediasse o projeto-piloto do Letramento Digital, houve a articulação e envolvimento direto da deputada federal Luísa Canziani.
A Escola Municipal Edmundo Odebrecht, escolhida para receber a aula inaugural, é reconhecida pela qualidade de ensino e pela forte procura das famílias da região. A unidade se notabiliza pela sua oferta educacional abrangente, incluindo três projetos extracurriculares que atendem desde a educação infantil até o ensino fundamental. A implementação do Projeto Letramento Digital com os alunos representa mais uma iniciativa da escola em enriquecer o processo de aprendizagem e ampliar as oportunidades educativas disponíveis.
A secretária municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, enfatizou que o resultado do letramento digital em Londrina é incrível. “Quando eu ouvi o relato dos pais e das crianças que já participaram do projeto, a impressão que tive é que eles descobriram uma nova linguagem. O letramento digital é muito importante porque a criança precisa conhecer o que é este mundo digital, como as coisas funcionam, ou seja, a ideia é que as crianças se alfabetizem neste universo digital e possam evoluir em diferentes áreas de conhecimento”, frisou.
Mais sobre o projeto – Além de impulsionar o desenvolvimento de habilidades digitais e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica, essa iniciativa busca igualmente despertar o interesse das crianças por carreiras nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e na docência, criando um ambiente de aprendizado estimulante e cheio de futuras oportunidades.
Além disso, oferece às crianças a chance de aprender e experimentar com temas relacionados às TICs e visa capacitar e qualificar educadores e outros voluntários interessados para se tornarem Agentes Multiplicadores do Conhecimento. Estes agentes terão um papel essencial na realização das atividades educativas nas escolas, disseminando o conhecimento adquirido. A Facti, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina e a direção das escolas estarão envolvidas no acompanhamento das atividades, para garantir o sucesso da capacitação das crianças.