Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Cascavel e região

Projeto Rua Segura da TRANSITAR promove educação de trânsito nas escolas de Cascavel

As atividades do projeto são pautadas no conceito de respeito e incluem palestras, passeios educativos e orientações para pais e responsáveis
13 mar 2025 às 17:24
Por: Prefeitura Municipal de Cascavel

O projeto Rua Segura, realizado pela Transitar, tem como objetivo promover a educação para o trânsito dentro das escolas, trabalhando a cidadania, o respeito e a segurança viária de forma preventiva. A iniciativa envolve alunos, professores, crianças e a comunidade em geral, garantindo que a conscientização sobre o trânsito comece desde cedo. 


As atividades do projeto são pautadas no conceito de respeito e incluem palestras, passeios educativos e orientações para pais e responsáveis. O agendamento das ações pode ser feito tanto por solicitação das próprias escolas quanto pela equipe do projeto, que identifica unidades escolares com mais necessidade de intervenção com base em estatísticas de trânsito. Nesta quinta-feira (13)  a Escola Municipal Profª Ilizete Santa Bonato Pasini - Transparência II recebeu o projeto. 


Neste ano, as atividades estão focadas nos alunos do 4° ano do ensino fundamental, uma vez que o 5° ano já recebe atendimento da Escola Pública de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). No entanto, caso haja necessidade, o projeto pode ser expandido para outras turmas, conforme avaliação conjunta com a direção e a coordenação escolar. 

Outras notícias

Hemocentro Veterinário: doar sangue não faz mal ao seu pet se ele preencher os requisitos

Paraná tem um novo Código de Proteção ao Consumidor que reúne leis estaduais

Dengue: mesmo com baixo número de casos, novo sorotipo do vírus preocupa autoridades


"O trabalho do Rua Segura começa com palestras que abordam normas e regras de trânsito, sempre reforçando a importância do respeito. Em seguida, os alunos participam de um passeio ao redor da escola, colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Durante essa atividade, as crianças observam e interagem com a sinalização, utilizam a faixa de pedestres corretamente e tiram dúvidas sobre a dinâmica do trânsito ao seu redor", explica a coordenadora do Setor de Educação da Transitar, Luciane de Moura. 


Além da experiência prática, o projeto também estende a conscientização aos pais. Após a atividade com os alunos, a equipe realiza orientações diretamente na entrada e saída das escolas, incentivando a participação das famílias no processo de educação para o trânsito. Essa abordagem também se fortalece durante reuniões de pais, onde são discutidos temas como o uso do cinto de segurança, cadeirinhas, e condutas seguras para pedestres e condutores. 


Para garantir que o tema seja trabalhado de forma contínua, o Rua Segura disponibiliza materiais pedagógicos aos professores, possibilitando o estudo da educação no trânsito em diversas disciplinas. A equipe da Transitar oferece suporte aos professores, auxiliando na aplicação dos conteúdos em sala de aula e sugerindo atividades complementares, como produção de textos e visitas ao entorno da escola.


A fiscalização também atua junto à equipe de educação para avaliar os impactos da iniciativa, verificando se a comunidade escolar está aplicando os aprendizados na rotina. O foco, no entanto, não é a punição, mas a conscientização sobre o compartilhamento de espaços e a prática do respeito no trânsito.


Amanhã, a equipe realizará mais uma etapa do trabalho, com orientações específicas para os pais dos alunos que participaram da ação nesta semana.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Unioeste realiza evento para tirar dúvidas sobre economia no centro de Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Morador de rua é espancado com pedaço de pau e pede socorro em padaria de Cascavel

Cidade

Polícia prende homem suspeito de chefiar quadrilha que roubava caminhonetes no oeste

Cidade

PCPR prende três homens suspeitos de roubar motoristas de aplicativo em Foz do Iguaçu

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem de 51 anos é preso em Tamarana após denúncias de abuso sexual infantil

Brasil e mundo
Brasil

Caso Vitória: vítima era perseguida por maníaco desde agosto de 2024, diz investigação

Cidade
Londrina e região

Homem tenta se justificar ao ser preso por ameaçar mulheres que negavam esmolas

Cidade
Paraná

Influenciadora é investigada por divulgar jogos de azar; esquema movimentou R$ 45 milhões

Cidade
Londrina e região

Universidade em Londrina oferece atendimentos odontológicos gratuitos a mulheres

Podcasts

Imagem de destaque

PodGuest | EP 03 | Conheça a trajetória de sucesso da holding Fancore Group

Imagem de destaque

Podcast Café com Edu Granado | EP 3 | Patricia Chiosi | Vozes Femininas

Imagem de destaque

Podcast Falando de Gestão - EP 01 - Empregabilidade - Mateus Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.