A proprietária de uma padaria na zona leste de Londrina foi vítima de extorsão por telefone nesta quinta-feira (22) e transferiu R$ 2 mil via Pix após ser ameaçada por um criminoso. O caso segue o mesmo padrão de outros golpes recentes contra comerciantes na cidade.
Segundo o relato, o golpista ligou para o telefone fixo do estabelecimento fingindo ser cliente. Em seguida, passou a fazer ameaças de morte contra a empresária e funcionários, afirmando estar próximo ao local e descrevendo detalhes da fachada para dar credibilidade à ameaça. O criminoso também exigiu informações financeiras e ordenou que a vítima não se comunicasse com os empregados.
Sob a pressão psicológica, a comerciante realizou a transferência do valor que tinha disponível na conta. Após o pagamento, o golpista encerrou a ligação.
A Polícia Militar alerta que se trata de um golpe digital, no qual criminosos utilizam imagens de mapas e redes sociais para obter informações dos comércios. A orientação é desligar imediatamente a ligação e acionar o 190, para que uma viatura verifique a situação e evite novos prejuízos.