Cidade

Quarteto de Cordas faz Concerto Camerístico na Capela da Catedral de Londrina

23 jul 2024 às 11:24

O maestro e violinista italiano Elio Orio, diretor do Conservatório Cesare Pollini, de Pádua, na Itália, vai se juntar aos músicos londrinenses Wagner Costa (2º violino), Rodrigo Poggian (viola) e Arthur Alves (violoncelo) para um concerto camerístico nesta quinta-feira (25), às 19h30, na Capela da Catedral Metropolitana de Londrina. 


No programa, obras de grandes compositores como Mozart (Divertimento in D major, K136/125a), Beethoven (Quarteto nº 1in F major, op. 18), Schubert (Quarteto nº 13 in A minor, op. 29, D. 804 "Rosamunde”), Dvorák (Quarteto nº 12 in F major, op. 16 "Americano"), Puccini (Crisantemi) e Shostakovich (Quarteto nº 8 in C minor, op. 110). A entrada é franca.


A apresentação do quarteto de cordas é resultado de um convênio firmado entre a Universidade Estadual de Londrina com a escola italiana Conservatório Cesare Pollini. “A temática do concerto será "Uma breve história dos quartetos de cordas" e seu objetivo é mostrar como se desenvolveu a escrita musical para essa formação ao longo da história”, explica o violinista Wagner Costa.


O quarteto de cordas tem uma formação instrumental clássica e sua composição é bem simples, sendo considerada uma espécie de orquestra reduzida, contando com dois violinos, uma viola e um violoncelo. Os quatro instrumentos juntos contemplam as divisões básicas de uma filarmônica.

O concerto camerístico conta com o apoio institucional da AAFML – Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina.


Concerto comentado

Os músicos também vão fazer um concerto comentado para estudantes na quarta feira (24), às 15h30, no Centro de Comunicação e Artes da UEL. O violinista italiano Elio Orio vai contar um pouco de sua experiência com o instrumento. Ele já foi premiado em vários concursos, também se apresentou muitas vezes como solista e é professor honorário da Normal Infant University de Xuzhou (China). Atualmente é Diretor do Conservatório Cesare Pollini de Pádua.