Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública mostram uma queda significativa em diversos crimes no Paraná. Um dos principais destaques é a redução no número de homicídios dolosos, que atingiu o menor índice desde o início da série histórica, em 2007. No total, foram registrados 1.663 homicídios em 2024, representando uma queda de 9,4% em relação a 2023.
Além dos homicídios, outros crimes também apresentaram redução significativa no estado. Furtos e roubos de veículos, comércios e residências atingiram patamares históricos ou mesmo inferiores aos registrados em anos anteriores. Os roubos, por exemplo, caíram 23,3% em comparação a 2023, alcançando o menor índice dos últimos 17 anos.
Por outro lado, a atuação das forças de segurança resultou em um aumento expressivo nas apreensões de drogas. Em 2024, foram retiradas de circulação 483 toneladas de entorpecentes, contra 428 toneladas em 2023. O Paraná registrou o segundo maior volume de apreensão de drogas no Brasil, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Segurança também destacou um aumento significativo nas apreensões de cocaína e crack no ano passado.
Para manter os índices positivos e garantir mais segurança à população, o Estado planeja ampliar os investimentos na área em 2025.