Um ano se passou desde que a reportagem mostrou os prejuízos enfrentados por uma empresa de engenharia e pré-fabricados às margens da BR-369, em Cascavel, por conta das quedas constantes de energia elétrica. O tempo passou, mas o problema permanece, e o pedido continua o mesmo: providências.
A energia cai quase todos os dias, interrompendo a produção e afetando diretamente o funcionamento da empresa. Para registrar os transtornos, os funcionários criaram uma planilha e, em poucos meses, anotaram 34 quedas de energia. Em alguns dias, mais de um protocolo de reclamação foi aberto.
Atualmente, a empresa emprega cerca de 90 funcionários, mas os custos para manter as atividades estão cada vez mais altos. O empresário afirma que prefere nem calcular o tamanho do prejuízo para não desanimar.
Até a logística interna precisou ser adaptada. Um guindaste, que antes era usado em obras externas, hoje permanece no pátio da empresa e é utilizado para proteger os maquinários nas frequentes quedas de energia. A conta de luz ultrapassa os R$ 25 mil mensais, sempre paga em dia.
Sem respostas, o proprietário cobra melhorias urgentes no fornecimento de energia, para conseguir manter o negócio funcionando com dignidade.