A Receita Federal em Foz do Iguaçu apreendeu 9 milhões de reais em mercadorias despachadas no primeiro semestre desse ano.
Foram 50 operações realizadas na fronteira e em diversas regiões do Paraná, que resultaram em apreensões que já se aproximam, nesses seis primeiros meses de 2024, do valor apreendido em todo o ano de 2023. Isso no que diz respeito a produtos comercializados por plataformas on-line, que utilizam os correios e transportadores vinculadas para fazer entregas. São 9 milhões de reais em mercadorias despachadas apreendidas pela receita, de janeiro a julho.
Toda essa mercadoria foi apreendida pela Receita Federal, e ela vai ficar aqui por 30 dias que é o prazo pra que o proprietário venha e apresente a nota fiscal. Caso a comprovação da origem dessas mercadorias não seja feita, aí sim, a receita federal apreende de forma definitiva.
Entre os itens retidos, estão mais de 14 mil volumes. Com destaque aos aparelhos celulares, eletrônicos como vídeo games e tablets. As apreensões ocorrem devido a falta de comprovação de importação regular pelos remetentes.
Essa mercadoria que está aqui separada, é a mercadoria de pessoas que vieram e apresentaram a nota fiscal de origem, ou seja, tudo isso aqui então, volta para o proprietário.
Já o comércio ilegal de preenchimentos faciais e outras substâncias proibidas que infelizmente não são incomuns, é uma prática grave, classificada como crime de contrabando e tráfico, também combatida pela Receita.