Cidade

Radar da Avenida Madre Leônia Milito será retirado nesta quinta-feira

06 nov 2025 às 09:53

O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabrício Bianchi, confirmou  que o radar de velocidade instalado na Avenida Madre Leônia Milito será retirado ainda nesta quinta-feira (06). A informação foi dada durante entrevista ao apresentador Rodrigo Marine no Jornal Tarobá FM.

A remoção do equipamento faz parte de um plano mais amplo de remodelação na fiscalização eletrônica de Londrina, implementado pela CMTU. Após um estudo técnico detalhado realizado pela Diretoria de Trânsito, dez equipamentos foram selecionados para desativação e posterior retirada.


Com a conclusão do remanejamento, o número total de radares em vias municipais cairá de 78 para 70 equipamentos.


Os equipamentos já estavam desligados desde o final de outubro e vinham sendo identificados com placas de "Equipamento em teste", informando aos motoristas que não estavam registrando infrações.


A responsabilidade pela retirada dos equipamentos é da empresa vencedora da licitação para instalação e manutenção dos radares, que já havia sido notificada pela Companhia.


A CMTU esclareceu que a desativação se deu em locais onde foram construídas lombadas ou faixas elevadas, onde a legislação federal exige que a velocidade máxima seja reduzida para 30 km/h. Nestes trechos, a fiscalização passa a ser feita por outras modalidades.


No caso da Avenida Madre Leônia Milito (e também na Avenida Presidente Castelo Branco), a velocidade normal da via permanece em 50 km/h após os pontos de faixa elevada.