De janeiro a maio deste ano, Londrina registrou 958 infrações de trânsito envolvendo o uso de celular ao volante, seja manuseando, segurando ou utilizando o dispositivo durante a condução. No mesmo período do ano passado, foram 771 casos.
Os dados são resultado de fiscalizações realizadas pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e pela Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar.
As principais ocorrências foram registradas em vias de grande fluxo da cidade, como as avenidas Jacob Bartolomeu Minatti, Leste-Oeste (Arcebispo Dom Geraldo Fernandes), Higienópolis, Tiradentes, JK e Ayrton Senna.
Especialistas alertam que o uso de celular ao volante pode aumentar em até 400% o risco de acidentes, sendo uma das principais causas de mortes no trânsito.
A CMTU informa que realiza ações permanentes de fiscalização e campanhas educativas voltadas à conscientização dos motoristas. O trabalho também conta com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
A fiscalização inclui atuação de agentes e sistemas eletrônicos de monitoramento, como radares e equipamentos de registro de infrações, que ajudam a identificar comportamentos irregulares no trânsito.
O objetivo é reduzir as infrações e aumentar a segurança viária em Londrina.