Cidade

Rafael Greca visita condomínio de abelhas em Cascavel que inspirou o projeto Poliniza Paraná

12 ago 2025 às 21:24

O secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, visitou hoje em Cascavel o Condomínio das Abelhas, um projeto exemplo e motivo de orgulho para a cidade, que inspirou o programa Poliniza Paraná.


O condomínio integra o programa estadual Poliniza Paraná, iniciativa lançada em 2023 pelo governo do estado, que busca preservar as abelhas e conscientizar a população sobre a importância desses insetos para o meio ambiente.


Rafael Greca destacou a importância dos criadores do condomínio:
"Eles fizeram esse condomínio com 80 ou 90 colmeias. Esse é um modelo que nós nem sonhamos em Curitiba. Um único jardim do mel colocado em uma propriedade agrícola pode polinizar um pomar inteiro, pode polinizar um jardim inteiro."


Celso Dalmolin, meliponicultor e ex-vereador, comentou sobre o início do projeto:
"O projeto começou em Curitiba, com o Jardim de Mel. Na época, conversamos com Greca, que nos orientou a procurar o Felipe, responsável pelo projeto em Curitiba. Trouxemos ele para Cascavel. Eu era vereador e fizemos uma lei para viabilizar aqui toda a cultura de cuidar e preservar abelhas nativas."


As abelhas, que medem menos de 2 cm, são responsáveis por cerca de 80% da polinização no mundo, sendo fundamentais para a produção de frutas, sementes e legumes, impactando diretamente a qualidade dos alimentos consumidos.


No Condomínio das Abelhas, o objetivo é cuidar e preservar essa espécie essencial para o equilíbrio ambiental. Otávio Soares, apicultor responsável pelo espaço, destaca que o projeto é sua vida:
"Hoje isso aqui é a minha vida. Eu recebo visita todos os dias, é muito difícil não ter visitantes. Participo do projeto Jardim de Mel desde o início e hoje damos palestras em escolas e empresas."


O condomínio de Cascavel inspirou a criação do programa Poliniza Paraná, que já instalou mais de 200 colmeias em 29 municípios do estado, promovendo a reintrodução das abelhas nativas e a educação ambiental. Em 2024, o projeto foi reconhecido como um dos 20 mais influentes da América Latina.