Cidade

Realidade incomum: em Nova Laranjeiras, 12% das casas não possuem banheiro

26 mai 2025 às 12:10

Embora 99% das casas no Paraná tenham banheiro, segundo o IBGE, essa realidade ainda está distante em algumas regiões do estado. Em Nova Laranjeiras, na região central, apenas 88% das residências contam com a estrutura mínima de saneamento. Para enfrentar esse cenário, o Governo do Paraná, por meio da Cohapar e da Sanepar, lançou o programa "Banheiro em Casa", que prevê a entrega de módulos sanitários pré-fabricados a famílias de baixa renda.


Com pouco mais de 12 mil habitantes, Nova Laranjeiras é o município paranaense com o menor percentual de domicílios com banheiro. A situação é especialmente crítica nas áreas de aldeamento indígena, onde nem água encanada há. Nossa reportagem visitou a comunidade e encontrou moradores que dependem de caminhões-pipa. A água é armazenada em caixas d'água e distribuída às casas em baldes.


Nelson, jovem de 23 anos, foi encontrado voltando de um rio próximo carregando roupas e calçados após tomar banho, sua casa não tem banheiro. Já dona Idalina improvisou uma estrutura na frente da residência para uso como banheiro comunitário, mas a falta de água encanada limita o uso do espaço.


Essa realidade embasou a criação do programa “Banheiro em Casa”, integrado ao Casa Fácil Paraná. A Cohapar ficará responsável pela contratação e entrega dos módulos sanitários, e a Sanepar pelas ligações de água, esgoto e energia. Os módulos são prontos para instalação e vão atender residências que não possuem banheiro ou onde a estrutura existente é precária.


Na primeira fase do programa, estão previstas 3.419 instalações. O processo está atualmente na etapa de licitação das empresas que executarão as obras. Assim que for finalizada, os módulos começarão a ser entregues aos municípios selecionados.


Para moradores como Juvenilda, que também sonha com um banheiro com água encanada, o programa representa esperança de mais dignidade e qualidade de vida.