A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil deflagraram nesta terça-feira (04) a Operação Made Storage, visando combater um grupo criminoso que atua no descaminho de produtos eletrônicos na região de Londrina. O objetivo da ação foi dar cumprimento a seis mandados de busca e apreensão em endereços das pessoas envolvidas com a prática criminosa e nas sedes de empresas, todos na cidade de Londrina.
Durante as buscas foi apreendida grande quantidade de equipamentos eletrônicos, tais como smartphones, aparelhos de som e componentes de computadores, cujo valor estimado supera meio milhão de reais.
Também foram apreendidos documentos e outros materiais relacionados com os delitos investigados. O modus operandi do grupo criminoso consistia na importação fraudulenta de mercadorias estrangeiras e na revenda desses produtos para várias regiões do país, inclusive com a utilização de empresas de “fachada”, constituídas em nome de “laranjas”, sendo que algumas tinham sede formal em boxes de estabelecimentos de locação de espaços, os chamados self storage.
Somadas, as penas previstas para os delitos de descaminho e associação criminosa podem chegar a dezoito anos de reclusão.