A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta terça-feira (2) a Operação HEAD CAP em Apucarana/PR, visando combater importações fraudulentas, descaminho e sonegação fiscal. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade.
A investigação inicial apontou indícios de que um grupo de empresas estaria utilizando os serviços de importação de uma empresa sediada em Itajaí/SC para ocultar o verdadeiro sujeito passivo tributário.
O Esquema de Fraude
O esquema consistia em simular que as mercadorias importadas eram destinadas à empresa de importação (de Itajaí/SC), sem que o produto passasse pelo seu estoque. Dessa forma, as reais adquirentes eram ocultadas, iludindo o pagamento dos tributos devidos.
Multa Aplicada: A análise de 13 Declarações de Importação (DIs) já resultou na aplicação de multa superior a R$ 2,15 milhões.
Crimes Investigados: Os indícios apontam para a utilização de documentos ideologicamente falsos, com possível prática de sonegação fiscal, blindagem patrimonial e lavagem de dinheiro.
A Receita Federal destaca que a sonegação fiscal prejudica a sociedade ao reduzir recursos para áreas essenciais (saúde, educação e segurança) e cria concorrência desleal, afetando empresas que cumprem suas obrigações. A Operação HEAD CAP reforça a eficiência da ação conjunta entre a Receita e a Polícia Federal no combate à criminalidade econômica.