Cidade

Receita Federal espera mais de 180 mil declarações do Imposto de Renda em Londrina

29 mai 2025 às 14:22

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 termina nesta sexta-feira (30), às 23h59. Em Londrina, a expectativa da Receita Federal é que mais de 180 mil declarações sejam enviadas até o encerramento do prazo. Até o momento, cerca de 150 mil contribuintes já acertaram as contas com o Leão.


Segundo o delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso, ainda há cerca de 25 mil declarações aguardadas nas últimas horas. “A orientação é que as pessoas procurem enviar a declaração o quanto antes, pra evitar multa e dor de cabeça”, afirma.


Neste ano, a Receita priorizará contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e escolherem receber a restituição via Pix. Os pagamentos começam já no dia 30 de maio e serão feitos em cinco lotes, até setembro.


Apesar das facilidades oferecidas pela plataforma da Receita Federal, como o envio por computador, celular ou diretamente pelo site, o contribuinte deve ficar atento. Pequenos erros, como digitação incorreta ou omissão de documentos, podem levar à malha fina. Em Londrina, aproximadamente 9% das declarações caíram na malha fiscal em 2024. Esse índice caiu para 2%, e apenas 1% dos contribuintes precisou apresentar comprovações adicionais.


“O uso da declaração pré-preenchida facilita muito, especialmente pra quem deixa pra última hora”, destaca Cardoso.


Declaração do MEI tem prazo diferente


Além do IRPF, os microempreendedores individuais (MEIs) devem ficar atentos ao prazo de envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que é diferente. O prazo para o MEI vai até o sábado, dia 31 de maio.


“A declaração do MEI é outra declaração, com prazo diferente. É até o sábado, dia 31. Já a declaração do imposto de renda pessoa física termina na sexta, às 23h59. Então tem que ficar bem atento pra não confundir”, explica o delegado da Receita.


O contribuinte que perder o prazo para o envio da declaração está sujeito à multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.


Mais informações e acesso à declaração podem ser encontrados no site da Receita Federal