Entre os dias 20 e 21 de janeiro, servidores da Receita Federal efetuaram a retenção de 368 kg de substância análoga à maconha, além de 2,1 kg de haxixe, na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
A primeira retenção ocorreu na noite do dia 20 terça-feira, durante fiscalização de rotina, quando um veículo, com placas do Paraguai, foi abordado. Durante a inspeção, foram encontrados 130 kg da substância análoga à maconha e 2,1 kg de haxixe ocultos em fundos falsos nos bancos do veículo. O responsável pela droga, um homem de nacionalidade argentina, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal para a realização dos procedimentos legais.
A segunda ocorrência aconteceu por volta das 6 horas desta quarta-feira, 21/1, também durante fiscalização de rotina. Um veículo utilitário, igualmente com placas do Paraguai, foi abordado para inspeção. Durante a ação, foram identificados 238 kg da droga escondidos em um fundo falso na carroceria do automóvel.
Enquanto o motorista responsável pela droga era detido, o passageiro que o acompanhava evadiu-se do local, seguindo em direção ao lado paraguaio da fronteira. O veículo, a droga e o motorista, também foram encaminhados para a Polícia Federal.
A Receita Federal destaca seu compromisso no combate ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho, em prol da segurança nacional, em alinhamento com sua missão institucional. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu