A Rede Municipal de Educação de Londrina iniciará o recesso escolar de julho a partir da próxima segunda-feira (7), com duração de duas semanas. Os 46.583 alunos atendidos pela rede retornam às aulas no dia 22 de julho, marcando o início do segundo semestre letivo. Já os 5.213 professores da rede retornarão no dia 21 de julho, para realização de prática pedagógica, com apresentação remota do Programa Socioemocional.
Durante o recesso escolar, as unidades escolares permanecerão abertas, mas alguns serviços administrativos poderão ser reduzidos devido às escalas de trabalho dos servidores.
A Rede Municipal atende estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos. Do total de alunos, 27.953 estão nas escolas de Ensino Fundamental, 9.534 nos CEIs e turmas de P4 e P5, 8.528 nos CMEIs e 568 estudantes na EJA.
A secretária municipal de Educação, Vania Costa, avaliou positivamente o primeiro semestre letivo de 2025. “A avaliação é muito satisfatória. Começamos o ano com muitos desafios e conseguimos fazer grandes entregas. Os alunos receberam todos os materiais e, ainda no outono, os uniformes de inverno. As crianças estão tendo qualidade no ensino e merenda garantida”, destacou.
A prática pedagógica será realizada remotamente das 8h às 14h, no dia 21 de julho. Os professores acompanharão a apresentação do Programa Socioemocional, focado no bem-estar emocional e no desenvolvimento de competências como empatia, resiliência, cooperação e autocontrole. Após a apresentação, os docentes atenderão às demandas pedagógicas em suas unidades escolares.
Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Fernanda Casagrande, esse momento é fundamental para avaliar o andamento do ano letivo. “A prática pedagógica é uma oportunidade muito importante para as unidades escolares. É o momento de parar, refletir e, se necessário, reorganizar as estratégias de aprendizagem. Também é a chance de a escola pensar, enquanto instituição, em tudo o que ainda pode ser alcançado com os alunos no segundo semestre”, afirmou.