Cidade

Região norte do Paraná enfrenta problemas com abastecimento de água e energia

03 nov 2025 às 11:53

Após as fortes chuvas do final de semana (1º e 2), o fornecimento de água segue severamente prejudicado em várias cidades do Paraná. Segundo a Sanepar, sete sistemas de distribuição permanecem paralisados devido à falta de energia elétrica, impedindo o funcionamento de poços e unidades de tratamento. Equipes da Copel atuam para restabelecer o fornecimento, mas ainda não há previsão de normalização.


Entre os municípios mais afetados estão Bom Sucesso, com todos os poços paralisados; Mauá da Serra, com unidades de distribuição inativas; e Itaguajé, com 50% da produção comprometida. Outras localidades impactadas incluem Guaraci (Bentópolis), Bela Vista do Paraíso (Santa Margarida) e Londrina (Maravilha). Em Faxinal, metade da produção foi perdida devido à queima de equipamentos.


São Pedro do Ivaí e o distrito Marisa enfrentam paralisação total da produção por turbidez no rio, aguardando a melhora da qualidade da água. Já cidades como Jandaia do Sul, Rancho Alegre, Rio Branco do Ivaí e São João do Ivaí estão retomando o abastecimento gradualmente.


A Sanepar orienta a população a evitar desperdício de água e priorizar o uso para alimentação e higiene pessoal. A norma da ABNT recomenda caixa-d’água de no mínimo 500 litros para suprir necessidades básicas por 24 horas. Mais informações estão disponíveis pelo SAC Sanepar: 0800 200 0115 ou WhatsApp (41) 99544-0115.


No caso da energia elétrica, o Norte do Paraná concentrou o maior número de interrupções, com 16,8 mil clientes ainda sem fornecimento. No Noroeste, há 8,8 mil unidades consumidoras desligadas, e no Oeste, 6,7 mil.


De acordo com o Simepar, os acumulados de chuva superaram 100 mm em algumas localidades, acompanhados de descargas elétricas, ventos fortes e granizo. Seis torres de alta tensão foram derrubadas em Santa Fé, além de centenas de postes quebrados e circuitos rompidos por quedas de árvores sobre a rede elétrica.


No pico das interrupções, no domingo, 100 mil domicílios ficaram sem energia em todo o estado, devido a quebras de postes e danos a equipamentos. Desse total, 73 mil clientes foram religados ainda no domingo.

O evento climático deixou 29 municípios com energia totalmente interrompida, mas, em trabalho intermitente, as equipes da Copel restabeleceram o fornecimento em 28 cidades.


Em municípios como Alvorada do Sul, no Norte, os danos à rede elétrica seguem afetando as fontes de alimentação de energia. As equipes trabalham para reconstruir as redes destruídas pelos ventos fortes e quedas de árvores. Em Quarto Centenário, Miraselva, Porecatu e Santa Fé, a energia já foi restabelecida parcialmente.


A Copel reforça que os trabalhos de religamento são dinâmicos e a previsão é de que todos os clientes tenham o fornecimento restabelecido ao longo do dia.