Na manhã desta sexta-feira (10), representantes da Prefeitura e de duas empresas fornecedoras de uniforme escolar, contratadas por meio de processo licitatório, se reuniram no auditório da sede administrava. A reunião teve como objetivo buscar soluções para garantir o fornecimento do uniforme escolar aos alunos da Rede Municipal de Educação de Londrina para o ano letivo de 2025, que terá início no dia 3 de fevereiro.
Participaram o secretário municipal de Gestão Pública, Leonardo Carneiro; a secretária interina de Educação, Vânia Freitas da Costa; o controlador-geral, Guilherme Arruda Santos; servidores municipais das duas pastas e representantes das empresas Impakto Uniformes Profissionais e RWAF Têxtil Indústria e Comércio de Tecidos.
Segundo o secretário municipal de Gestão Pública, Leonardo Carneiro, a Prefeitura conseguiu agilizar o processo licitatório, as atas estão formalizadas, os itens estão em processo de empenho, e a reunião foi para tentar acelerar a produção, mantendo a qualidade do material. “Estamos trabalhando para acelerar este processo de entrega dos uniformes, dentro da legalidade, garantindo a qualidade. Pedi para que as empresas estabeleçam um cronograma de entrega gradual, para atender os alunos o quanto antes”, contou.
A Prefeitura está trabalhando nesta questão porque as empresas têm, formalmente, até 45 dias úteis para entregar os itens, ou seja, após o início das aulas. Isso aconteceu porque houve um atraso no processo licitatório para a compra dos uniformes, em decorrência da suspensão da licitação, no dia 7 outubro de 2024, pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), por suposta irregularidade na licitação. Somente no dia 10 de dezembro foi revogada a cautelar que suspendia a licitação.
Ao todo, são sete fornecedores de uniforme escolar e os itens estão divididos em 10 lotes. Deste total, oito lotes já estão homologados e os outros dois estão em fase de amostra.
A Rede Municipal de Educação de Londrina conta com mais de 48 mil alunos matriculados e todos receberão os uniformes. Atualmente, a rede é composta por 88 escolas municipais de Séries Iniciais do Ensino Fundamental, sendo 75 na área urbana e 13 na zona rural. Para o atendimento das crianças com menos de quatro anos, são 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 62 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos.
Cadastro para matrículas e transferências
Paralelamente, a Secretaria Municipal de Educação (SME) abriu o serviço de solicitação de vagas para novos alunos e a transferência de crianças já matriculadas na rede municipal. O processo está sendo realizado pela internet, através de um cadastro de matrículas, disponível no Portal da Prefeitura.
As vagas são para alunos que irão cursar, em 2025, do P4 até o 5º ano, abrangendo as crianças de 4 a 10 anos que ainda não estudam em escolas da rede. A relação de vagas disponíveis por unidade escolar pode ser verificada neste site. Por outro lado, os alunos que frequentaram a rede municipal em 2024 terão a rematrícula automática. Clique aqui para ler a matéria completa sobre isso.