Uma tromba d'água causou estragos na cidade de Bandeirantes, no norte do Paraná, no início de fevereiro de 2023.
O Rio Ribeirão das Antas transbordou, atingindo 250 famílias, mais de mil pessoas. A situação está relacionada ao alto volume de chuvas registrado na região. Doze bairros foram atingidos; com isso, a prefeitura decretou situação de calamidade pública no município.
O prefeito Jaelson Ramalho Matta explicou que uma tromba d'água foi responsável pelo transbordamento. "Um volume de 120 até 160 milímetros de chuva em pouco menos de uma hora que ocorreu em uma distância de 10 quilômetros da cidade e que veio trazendo um volume de água e também arrastando cerca e até animais para Bandeirantes", esclarece Matta.
A área mais afetada foi a do bairro Bela Vista, com mais casas atingidas. Na cidade, alguns imóveis acabaram desabarando. A energia foi desligada para evitar riscos de choque e até o momento, não há vítimas feridas. "Foram mais prejuízos materiais e nós vamos ajudar a população", conta o prefeito da cidade.
Duas escolas municipais funcionaram como centrais para os mais prejudicados (Yukiti e Bela Vista), com alojamento, e recebimento de alimentos e roupas através do trabalho que terá apoio de entidades e igrejas locais.
O prefeito reconheceu que trata-se de uma região problemática e diz que muitas casas estão em situação irregular. O município não descarta a possibilidade de realocar moradores dos locais atingidos.