Cidade

Ronda Virtual ajuda a flagrar vandalismo e reforça ações de segurança em Toledo

04 dez 2025 às 12:26

Em Toledo, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada no combate ao vandalismo e à criminalidade. A Guarda Municipal vem utilizando o mapeamento de locais com maior incidência de ocorrências, aliado ao sistema conhecido como Ronda Virtual, para identificar comportamentos suspeitos e acionar rapidamente as equipes em campo.


As imagens registradas pelo monitoramento mostram situações que se repetem com frequência. Em um dos casos, um grupo chega ao Teatro Municipal de Toledo como se estivesse apenas passeando, mas logo retira sprays da bolsa e inicia a pichação. Escadas e paredes são marcadas, em uma ação rápida — e registrada em tempo real pela central da Guarda Municipal. O flagrante permitiu que os agentes fossem acionados imediatamente e realizassem a abordagem.


Em outra situação, uma mulher agiu sozinha, pichando paredes do espaço público. Assim como no primeiro caso, ela não imaginava que estava sendo observada pelas câmeras e também acabou presa.


Toda a operação é possível graças ao trabalho realizado na central de monitoramento, de onde os guardas acompanham toda a cidade. Com o apoio da Ronda Virtual, os pontos mais críticos são mapeados, permitindo que as equipes que estão nas ruas sejam direcionadas com agilidade para os locais exatos onde a ocorrência está acontecendo.


Apesar das ações rápidas, o prejuízo permanece para o poder público. As imagens das escadas e paredes do Teatro Municipal mostram o tamanho do dano: marcas por toda parte e pinturas difíceis de remover, o que aumenta os custos da manutenção.


Segundo a Guarda Municipal, a Ronda Virtual trouxe ganhos significativos para o trabalho diário. A tecnologia ajuda a otimizar o efetivo, já que as equipes não conseguem estar em todos os pontos da cidade ao mesmo tempo. Com o apoio da central, os guardas mais próximos das ocorrências são acionados imediatamente, tornando a resposta mais eficiente.


A proposta é reduzir o vandalismo e coibir práticas criminosas. Para quem insiste nesse tipo de ato, a mensagem é clara: as ações estão sendo monitoradas e a chance de flagrante é cada vez maior.