A rotatória entre as avenidas Leste-Oeste e Rio Branco é liberada para o trânsito de veículos nesta sexta-feira (22). Com isso, a Secretaria de Obras espera um alívio significativo no trânsito.
Na manhã desta sexta-feira, tanto o acesso à Avenida Rio Branco no sentido zona norte, quanto o acesso da Avenida Rio Branco à Avenida Leste-Oeste, para quem desce da Avenida Tiradentes, foram liberados. Apesar disso, não existe nenhum semáforo no local, que antes contava com o equipamento.
De acordo com a Secretaria de Obras, os semáforos não são necessários e a sinalização vertical e horizontal deve ser suficiente. Para definir se o trecho necessita da instalação, agentes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) ficarão no local.
Iniciada em janeiro de 2021, a obra está atrasada. O prazo de entrega previsto inicialmente era janeiro deste ano, no entando, a empresa contratada pela prefeitura pediu dois aditivos de prazo. O último vence na próxima terça-feira (26).
A Prefeitura de Londrina ainda está analisando o pedido de aditivo de prazo de três meses feito pela empresa. Caso seja autorizado, esse será o terceiro o aditivo à empreiteira desde o início das obras. Assim, a conclusão pode ser prorrogada por mais três meses, com previsão para o final de março de 2024.
Com um investimento de R$ 33 milhões uma medição feita em novembro apontou que 80% das obras foram executadas.
A empreiteira já é alvo de um processo de penalidade pela prefeitura para verificar os motivos dos atrasos. Uma das justificativas da terceirizada seria a dificuldade para retirar o material embaixo da trincheira.