Neste sábado, 23 de setembro, os termômetros de Londrina bateram o recorde de temperatura do ano de 2023: a máxima foi de 37,8°C. A mínima ficou na casa dos 27°C, segundo o Simepar, o Sistema Meteorológico do Paraná.
Contudo, as temperaturas não devem abaixar tão cedo. Para domingo (24), a previsão é de 39°C. Para segunda, 40°C. E terça-feira, 42°C. As mínimas não passam dos 22°C.
Domingo “será mais um dia de intenso calor com temperaturas muito altas acima dos 30°, em praticamente todas as cidades do Estado. Apenas nas regiões das praias que pode ficar um pouquinho mais amena”, informou o meteorologista do SIMEPAR, Lizandro Jacóbsen.
A partir de quarta-feira (27), a temperatura pode cair e chegar aos 38°C. Na quinta, 31°C. Ainda de acordo com o Simepar, chuvas são previstas somente para o próximo final de semana, sábado, 30 de setembro.
Com El Niño, primavera será quente e chuvosa no Paraná
A primavera começou às 03h50 deste sábado (23), e termina à 0h47 de 21 de dezembro. Neste ano, um El Niño de intensidade moderada a forte está em curso sobre o Oceano Pacífico Equatorial.
Para a nova estação, “estão previstas ondas de calor intenso provocadas por massas de ar seco, assim como chuvas acima da média climatológica”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. "O transporte de ar quente da Região Amazônica para o Paraná será mais frequente nesta primavera, aumentando ainda mais o calor”.
O aumento da temperatura média e da umidade do ar gera condições propícias a chuvas. O cenário indica que serão frequentes chuvas volumosas e queda de granizo, associadas a ventanias, rajadas de ventos, raios e trovoadas, com risco de alagamentos, enxurradas e escorregamento de massa.
Estado alerta para os cuidados básicos com a saúde diante das altas temperaturas
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) alerta a população sobre os cuidados com a saúde diante das temperaturas altas. É importante nesse período de forte calor evitar a exposição ao sol, principalmente das 10 às 16 horas, e sempre aplicar protetor solar, independentemente do horário.
Outro cuidado significativo é com a hidratação e alimentação, sendo ainda mais importante o consumo de alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Futas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral possuem alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio, aditivos e escassos em água. Os refrigerantes, néctares e refrescos, apesar de possuírem alto teor de água, são ricos em açúcar ou adoçantes e aditivos, não sendo uma fonte adequada para hidratação.