Cidade

Saiba como descartar lixo regularmente para evitar a sujeira nas ruas de Cascavel

10 set 2025 às 20:11

Um dos problemas mais comuns nas ruas de Cascavel é o descarte irregular de grande volume de lixo. Essa prática pode acarretar multas e até ser considerada crime ambiental. Por isso, dar a destinação correta ao que não serve mais é indispensável.


Sofás velhos, pneus e geladeiras inutilizadas são alguns exemplos de resíduos volumosos, materiais de grande porte que não devem ser descartados em calçadas, lotes baldios ou áreas verdes.


O descarte irregular desses itens pode resultar em multas e, em casos mais graves, até em crime ambiental. Para evitar o acúmulo desses resíduos nas ruas, a Prefeitura de Cascavel oferece um serviço gratuito de coleta, mediante agendamento.


“É só as pessoas entrarem em contato através da Secretaria pelo telefone (45) 99146-1501. As pessoas precisam entender que o agendamento é necessário porque existe um volume muito alto”, disse José Carlos, assessor da Secretaria de Meio Ambiente.


Para orientar a população sobre o descarte correto, a Secretaria de Meio Ambiente lançou a ação “SEMA nos Bairros”, que promove limpeza e conscientização dos moradores.


“Esse é um projeto de educação ambiental e também de conscientização da população sobre como fazer o descarte correto dos resíduos. A ‘SEMA nos Bairros’ envolve toda a Secretaria de Meio Ambiente realizando ações de limpeza, coleta de resíduos nas nascentes e entradas de bairros, enquanto uma equipe orienta que o descarte irregular não é permitido e que a Prefeitura oferece os meios adequados para o descarte”, disse Olga Tschá, diretora da Secretaria de Meio Ambiente.


O lixo descartado de maneira irregular interfere no meio ambiente e também gera incômodo para diversos moradores em Cascavel.