Foi publicado em Diário Oficial de Cascavel nesta quarta-feira (17), a aprovação da lei que reconhece oficialmente como cidade-irmã do município a cidade de Sanda, na província de Hyogo, no Japão.
O objetivo da lei é buscar o fortalecimento dos laços de amizade entre os povos; firmar acordos e programas de ação com fim de fomentar mais amplo conhecimento recíproco para intercâmbios sociais, culturais e econômicos, em especial os relativos à organização, à administração e à gestão urbana.
Além disso, fortalece a troca de informações e a difusão em ambas as comunidades das obras culturais, turísticas, desportivas, políticas e sociais que respondam aos seus interesses. Busca também o incremento do intercâmbio estudantil entre as escolas municipais, com a instituição de prêmios aos melhores alunos, promoção de viagens de estudos e de turismo popular.
O projeto de lei foi proposto pelo vereador Pedro Sampaio, conforme a proposta do parlamentar, "A relação de intercâmbio e amizade entre Paraná e Hyogo teve início no dia 21 de junho de 1968, quando a Assembleia de Deputados do Estado do Paraná realizou algo inédito no mundo: adotou uma resolução que louvava os nikkeis (descendentes japoneses), que na cidade de Cascavel estão representados pela Associação Esportiva e Cultural Nikkei e atuam em diversas áreas, como representantes políticos, médicos, advogados, agricultores, sendo respeitados na sociedade brasileira".
Sanda é uma cidade do Japão com características muito semelhantes à Cascavel, com grande contribuição da pecuária e agropecuária e forte foco nos esportes.