Cidade

Santuário de Nossa Senhora Aparecida inicia a organização da festa da padroeira

01 set 2025 às 23:48

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, possui santuários em diversas cidades, e em Londrina, o Santuário localizado na Vila Nova promove todos os anos, no dia 12 de outubro, a festa em sua homenagem. Em 2025, a celebração chega à sua 28ª edição, com o tema: “Entre Maria e sua prima Isabel: um caminhar movido pelo anúncio da esperança.”


O Arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, explica o significado do tema escolhido para este ano. "Isso que nós queremos fazer o nosso povo perceber, para podermos aprofundar essa fé."


O Padre Rodolfo Trisltz orienta sobre o transporte, incluindo ônibus para facilitar o acesso ao santuário durante a Semana de Novenas: "Porque geralmente as pessoas que costumam participar, às vezes elas têm dificuldade de locomoção, então daí o santuário envia esses ônibus, a quantidade de ônibus que eles precisarem para participar."


A organização do evento conta com cerca de 1.000 voluntários que ajudam a montar e coordenar a programação da feira. O padre Rodolfo Trisltz disse que as pessoas podem se voluntariar através das redes sociais da igreja.


Além da tradicional Semana de Novenas, a festa conta com diversos eventos especiais, como:

  • Missa de envio, no dia 28 de setembro, às 16h (domingo)

  • Bênção dos carros, em 5 de outubro, a partir das 11h

  • Troca do manto de Nossa Senhora Aparecida, em 11 de outubro, às 19h30

  • Terço dos Homens, no dia 11 de outubro, iniciando à meia-noite


No dia 12 de outubro, data principal da celebração, serão realizadas várias missas, das 5h até as 17h. Após as celebrações, haverá uma procissão em homenagem à padroeira, seguida da coroação de Nossa Senhora Aparecida.


A expectativa é que aproximadamente 60 mil pessoas visitem o santuário durante as quase duas semanas de festa, sendo cerca de 40 mil no dia 12 de outubro.